Aulas serão retomadas na segunda-feira
Professores decidiram suspender a greve na rede pública | Foto: Vitória Famer / Rádio Guaíba / Especial / CP Memória
Com informações da repórter Vitória Famer
Os professores da rede pública do Rio Grande do Sul decidiram suspender a greve em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. As aulas serão retomadas na próxima segunda
A decisão de encerrar a paralisação ocorre um dia após a reunião do comando de greve do Cpers/Sindicato com os secretários estaduais de Educação, Luís Alcoba, e da Casa Civil, Márcio Biolchi. No encontro, que ocorreu na Secretaria da Educação, foram discutidos os itens da última versão do documento entregue pelo governo, e que não foi aceito pelos educadores.
Os representantes dos professores exigiram a garantia, em documento, de que o governo vai revogar a portaria do Difícil Acesso e não vai descontar os dias parados dos educadores que aderiram à greve. O Comando pediu também pela não-criminalização de estudantes, professores e funcionários de escola que participaram de ocupações e da paralisação. Os pleitos já haviam sido acatados no documento apresentado pelo governo, mas o Cpers pediu a reformulação do texto para que o compromisso com a categoria ficasse mais claro. Essas propostas foram levadas para a assembleia desta quinta.