Ex-presidente enfrenta acusações de conspiração e obstrução na justiça
Smith já havia apresentado acusações contra Trump pela má gestão de documentos sigilosos do governo, e o ex-presidente também enfrenta um julgamento em Nova Iorque por supostamente pagar propina a uma atriz pornô para silenciá-la às vésperas da eleição.
“Apesar de ter perdido, o réu estava determinado a permanecer no poder”, cita a denúncia. “Por mais de dois meses após o dia da eleição, em 3 de novembro de 2020, o réu espalhou mentiras de que houve fraude determinante no resultado da eleição e que ele havia realmente vencido.”
“Essas afirmações eram falsas, e o réu sabia que eram falsas”, acrescenta Smith. A denúncia lista seis co-conspiradores, mas nenhum deles é identificado. Trump é o único réu nomeado. De acordo com relatos da mídia norte-americana, Trump vai ser convocado a comparecer ao tribunal em 3 de agosto.
Favorito à indicação republicana para as eleições presidenciais de 2024, Trump atacou Smith, chamando-o de “enlouquecido” e afirmando que emitiu “mais um Falso Indiciamento” para “interferir na eleição presidencial”.