Governo informou que embaixador russo foi convocado para dar explicações em Varsóvia
O governo da Polônia confirmou, na noite desta terça-feira, que um projétil de fabricação russa caiu em seu território e matou duas pessoas. A ocorrência foi registrada na cidade fronteiriça de Przewodow, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, Lukasz Jasina.
A Rússia, por sua vez, emitiu comunicado em que garante que não houve disparos em áreas próximas ao território polonês. A chancelara russa afirma que relatos são “provocações” que podem gerar escalada no confronto com a Ucrânia.
Nesta terça, a Rússia disparou uma série de mísseis contra Kiev e outras cidades ucranianas. A ofensiva deixou metade da população da capital sem energia, poucos dias depois da humilhante retirada das forças de Moscou do sul do país.
Segundo o exército ucraniano, a Rússia lançou uma centena de mísseis, “do Mar Cáspio”, da “região [russa] de Rostov” e “do Mar Negro”, principalmente “contra infraestruturas energéticas”.
A presidência ucraniana afirmou que a situação da rede elétrica em todo o país é “crítica”. Em Kiev, os ataques deixaram pelo menos um morto e privaram “metade” dos habitantes de eletricidade, disse o prefeito, Vitali Klitschko, no Telegram.
Correio do Povo