Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Polícia Civil e Susepe recebem armas do governo do Rio Grande do Sul

Ao todo, 377 armamentos foram disponibilizados para as instituições de segurança

Ao todo, 377 armamentos foram disponibilizados para as instituições de segurança | Foto: Guilherme Testa

Cerca de R$ 1,5 milhão em armamento, munição e equipamentos de contenção de distúrbios foram entregues no final da manhã de segunda-feira à Polícia Civil (PC) e à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A solenidade ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública, em Porto Alegre, com as presenças do governador José Ivo Sartori e do secretário da pasta, Cezar Schirmer, além da cúpula das instituições do setor, entre outras autoridades. Os recursos investidos são do próprio governo estadual. Apenas em armas totalizam 377.

A Polícia Civil recebeu 51 carabinas calibres 5.56, modelo IA2, marca Imbel, tipo fuzil. As armas ficarão com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e Departamento de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, bem como as equipes da Divisão Judiciária Operacional, do Grupamento de Operações Especiais e do Grupamento de Operações Aéreas.

As delegacias especializadas vinculadas ao Departamento de Polícia Interior, como Defrec, e ao Departamento de Polícia Metropolitana, também foram contempladas com o armamento pesado. O Chefe de Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, destacou a importância desse armamento para a atividade rotineira. “Temos um processo em andamento de mais 40 carabinas para abranger outras demandas internas da instituição”, anunciou.

Já a Susepe ficou com 92 espingardas calibre 12, marca CBC; 200 pistolas calibres 40, modelo PT480 da marca Taurus; 30 dispositivos eletrônicos incapacitantes; e quatro carabinas calibres 5.56, modelo IA2, marca Imbel; além de 4.800 cartuchos; 40 tubos de gás lacrimogêneo e agente pimenta; 240 granadas anti-tumulto. O equipamento será destinado ao Grupo de Ações Especiais (Gaes) e à Divisão de Segurança e Escolta, incluindo ainda as noves delegacias regionais penitenciárias.

“Esta é a primeira de uma grande compra”, afirmou o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe, Angelo Carneiro.

Correio do Povo