Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Policia Civil Alerta – Golpe do intermediador de vendas

Os criminosos fazem uma intermediação não autorizada de um produto para enganar o verdadeiro vendedor e o comprador.

Para isso, localizam a vitima em sites de compras e fazem contato manifestando interesse em algum objeto anunciado por ela, geralmente veículos seminovos.

Após iniciada a negociação, eles solicitam ao vendedor que o anuncio do item seja retirado da plataforma. A partir dai, os golpistas criam um anuncio falso, com as fotos do produto originalmente anunciado pela vitima, mas com um valor bem abaixo do preço praticado, o que desperta o interesse de outros compradores.

Quando um comprador entra em contato através deste anuncio falso, o golpista diz que a venda do bem resolvera uma divida com terceiros, geralmente parentes, funcionários, s6cios ou ate amigos e, na sequencia, pede silencio sobre a transação e sobre o valor combinado. Dessa forma, gera confianc;a, ao explicar a suposta razão do preço abaixo do mercado.

No caso da compra tratar-se de um veiculo, registra-se que sempre e importante olhar o carro pessoalmente antes de fechar neg6cio.

Assim, o fraudador aguarda ate que o comprador demonstre essa vontade. Neste momenta, ocorre a parte mais mirabolante do golpe do falso intermediário: o criminoso faz as duas vitimas se encontrarem, sem saber que estão conversando com outra pessoa, e não com o dono do anuncio.

Para isso, o golpista marca com ambas as vitimas um dia, locale horário para ver o carro.

Para o vendedor, o criminoso diz que um parente, funcionário ou amigo esta indo ver o carro.

Enquanto isso, o comprador acredita estar olhando o carro com algum conhecido do suposto vendedor. Ambas as partes são instruídas a não falar de preço nessa visita, o que e uma característica típica do golpe do intermediário.

Com a visita feita, o fraudador fecha o negócio com o comprador e pede o pagamento em forma de dep6sito ou transferência. Se a vitima aceita os termos da negociação, os golpistas então fornecem uma ou algumas contas bancarias que não pertencem ao usuário que originalmente anunciou o item na plataforma.

No caso de venda de veículos, eles também orientam o comprador a irate um cart6rio e preencher um recibo, tudo para dar mais veracidade ao golpe. 0 comprador, achando que esta pagando pelo veiculo, faz o repasse para o criminoso.

Quando as vitimas percebem o esquema, o recibo já foi preenchido e todo o dinheiro da negociação foi para a conta dos criminosos, que realizam o saque logo em seguida, impedindo a recuperação do dinheiro.