Ainda não há confirmação, até o momento, se os corpos são de indígenas ou de garimpeiros que seguiam na região
A Polícia Federal (PF) informou, na noite desta terça-feira, que encontrou mais oito pessoas mortas na comunidade Uxiú, na Terra Indígena Yanomami. Os corpos foram localizados nessa segunda-feira. Hoje, a PF realizou perícia e colheu informações na área.
“A Polícia Federal já articulou com as demais forças de Segurança Pública e Defesa envolvidas na Operação Libertação a retirada dos corpos do local e realização dos exames médico-legais para descortinar as causas das mortes e [fazer a] coleta de outras informações que auxiliem na elucidação do ocorrido”, cita a nota da PF.
Ainda não há confirmação, até o momento, se os corpos são de indígenas ou de garimpeiros que seguiam na região. Ontem, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima confirmou a morte de quatro garimpeiros, na noite de domingo, depois de terem supostamente reagido a uma incursão de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A ação da polícia ocorreu após ataques registrados na Terra Indígena Yanomami. De acordo com líderes indígenas, três yanomami foram baleados na tarde de sábado – uma das vítimas, um agente de saúde com atuação na comunidade, morreu no local.