Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Percentual de crianças vacinadas contra gripe é baixo no RS

Campanha nacional de vacinação termina na próxima sexta-feira

Percentual de crianças vacinadas contra gripe é baixo no RS | Foto: Vinicius Roratto / CP Memória
A próxima semana é a última da campanha de vacinação contra a gripe no Brasil. Com o número acentuado de mortes pela gripe A no Rio Grande do Sul, já foram 49 mortes confirmadas, a procura pela vacina foi intensa nos postos de saúde e a meta, que é de imunizar 80% do grupo de risco, está prestes a ser atingida. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a uma semana do final do prazo, que termaina na sexta, 74% da população alvo da campanha já foi imunizada. Dentro da campanha nacional, o Rio Grande do Sul recebeu 3,6 milhões de doses do Ministério da Saúde.
Porém, o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, aponta preocupação com o baixo percentual de vacinação entre as crianças de seis meses e até 5 anos. Neste grupo a cobertura até agora é de apenas 64,81%. Assim, é importante que os pais e responsáveis busquem levar os seus filhos até os postos de saúde para garantir a imunização. Também gera atenção o baixo percentual de vacinação nas gestantes, com 56%.
A vacinação nos postos de saúde é gratuita aos grupos considerados de risco, aqueles que são mais vulneráveis à doença. Até o momento, dos 49 óbitos confirmados no Estado, 73% tinham fatores de risco, sendo 15 idosos e 5 crianças com menos de 5 anos. Além deles, podem se vacinar pessoas com doenças crônicas, comunidade indígena, profissionais da saúde, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias.
Segundo Gabbardo, o ponto positivo é que até o dia 21 de junho, quando tem início o inverno, a população prioritária estará vacinada há quatro semanas. Isso significa que terá havido tempo suficiente para a imunização
Correio do Povo