Os agentes da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos da Polícia Civil, coordenados pela Delegada Daniela de Oliveira Minetto e pelo chefe de investigações Inspetor Volmar Menegon, efetuaram a prisão preventiva de um homem por coação e ameaça no curso do processo em Passo Fundo.
Trata-se do Sargento da Brigada Militar aposentado, Paulo Cesár Maciel de Mello, o “ Zebu” de 52 anos, réu em um homicídio triplamente qualificado, onde foi vítima o jovem estudante Robson Junior Mendes de Lima, de 20 anos.
O crime ocorreu no mês de março do ano de 2014, quando a vítima foi raptada em frente a um colégio na Vila Operária e o seu corpo foi encontrado dias depois em avançado estado de decomposição na localidade de Lagoa Bonita, no trecho entre Passo Fundo/Pontão. Peritos apontaram que o jovem foi executado com requintes de crueldade.
Após a localização do cadáver, os agentes da Delegacia Especializada em Homicídios iniciaram um trabalho intenso nas investigações e identificaram os autores do crime, sendo o Paulo Cesár Maciel de Mello, o Zebu, de 52 anos, João Henrique Santos Fernandes, o Carioca, 35 anos, e Tiago Santos de Melo, 24 anos. O trio foi preso no mês de setembro do ano de 2014, porém conseguiram obter a liberdade provisória e foram soltos.
No dia 28 de março deste ano, o advogado Otávio Jorge Tagliari Daniel, de 42 anos, integrante da atual Diretoria da OAB de Passo Fundo, foi ameaçado e agredido na Rua Capitão Eleutério, no centro. A vítima conseguiu ligar o celular e filmar o momento das agressões.
Os policiais da 1ª DP, coordenados pelo Delegado Diogo Ferreira, iniciaram as investigações sobre o fato e constataram que o homem nas imagens é o policial militar aposentado.
Por ser considerado um indivíduo de alta periculosidade e estar em liberdade condicional, a Delegada Daniela de Oliveira Minetto solicitou o mandado de prisão preventiva novamente com o fundamento de haver coação e ameaças no curso do processo contra membros da Diretoria da OAB. Rapidamente o pedido de prisão foi aceito e a Juíza da 1ª Vara Criminal da Comarca de Passo Fundo expediu o mandado.
Na manhã desta quinta-feira (26) um policial civil estava em horário de folga e avistou o investigado na Vila Luiza. Ele solicitou o apoio da equipe, que efetuaram a prisão.
O acusado foi conduzido até a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência. Posteriormente, foi recolhido a uma cela no Quartel do 3º RPMon da Brigada Militar. O preso deverá ser transferido para Porto Alegre nos próximos dias.
A Polícia Civil segue as investigações para descobrir a existência de outras pessoas envolvidas nas ameaças e agressões feitas contra os advogados.
Radio Uirapuru