Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Passo Fundo – Marco histórico para a cidade: Gaúcho recebe chaves do Ginásio Teixeirinha

Um momento histórico. Assim pode ser classificado o ato de entrega das chaves do Ginásio Municipal Teixeirinha ao Sport Clube Gaúcho, realizado na tarde desta quarta-feira (4). Após anos de abandono, que gerou sua interdição por conta da depredação, esse patrimônio público que consumiu 12 milhões de reais na sua construção, finalmente encontrou a sua destinação. A Prefeitura, após abrir chamada pública, fazer consultas e um levantamento completo sobre a situação do ginásio, encontrou um parceiro para reformar e administrar esse espaço pelos próximos 20 anos. O prefeito Luciano Azevedo disse que assumiu esse compromisso ainda durante a campanha eleitoral e que a até chegar a esse momento muitas etapas foram vencidas.
De acordo com o procurador geral adjunto do município, Júlio Cesar Severo da Silva, os termos da concessão do ginásio estão bem claros e definidos em contrato. Explica que a partir do recebimento das chaves, o Gaúcho terá a responsabilidade por administrar o ginásio durante 20 anos, com esse prazo podendo ser prorrogado, por igual período. Nos próximos dois meses deverão ser apresentados os projetos executivos a Secretaria Municipal de Planejamento, que será responsável por autorizar e fiscalizar as obras durante a vigência do contrato. Segundo o procurador, o clube tem até 6 meses para começar a reforma do ginásio.
Uma das clausulas do contrato determina que o Sport Clube Gaúcho deverá destinar 15% dos dias úteis do ano letivo para que o Ginásio Teixeirinha seja utilizado pela Secretaria Municipal de Educação, para atividades com a rede de escolas. Além disso, o clube deve submeter todo e qualquer investimento ao crivo da Secretaria de Planejamento.
De acordo com o conselheiro do Gaúcho, Jerônimo Fragomeni, o Ginásio se tornou uma marca negativa da cidade. Com essa parceria, o clube orgulha a comunidade pela iniciativa e a coragem de assumir a responsabilidade, através dos seus atuais dirigentes e apoiadores, de resgatar esse espaço e ainda amplia-lo, com a inauguração do seu novo estádio. O presidente do Gáucho, Gilmar Rosso, revela que já existem recursos necessários para que a reforma inicie, cerca de R$ 2 milhões. Explica que o clube decidiu reservar parte do investimento que faria na construção da sua nova arena, que já está em fase adiantada, para possibilitar que o ginásio seja colocado em condições de uso, pelo clube e pela comunidade. Segundo ele, o Teixeirinha fará parte de um complexo esportivo, para várias modalidades. “O ginásio não é do Gaúcho, é de toda a comunidade. Vamos transformar em um local turístico, cultural e esportivo, que ficará a disposição de todos”, disse Gilmar. 

Fonte Radio Uirapuru