Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Passo Fundo – Judoca Alexandre Meneghini é vice-campeão mundial escolar na Turquia


Alexandre Meneghini, judoca da Universidade de Passo Fundo (UPF), sagrou-se vice-campeão mundial da Gymnasiade 2016 (Jogos Mundiais Escolares) no domingo, 17 de julho. A competição, realizada em Trabzon, na Turquia, reuniu milhares de atletas que competiram em várias modalidades, como judô, caratê, ginástica, natação e xadrez.

Ao todo, o atleta disputou quatro lutas, sendo a primeira com um judoca da Romênia, a segunda com um representante da Turquia, a terceira com um competidor da Índia e a quarta com um esportista da Rússia. Desses confrontos, Meneghini ganhou três por ippon e perdeu um, o mesmo resultado obtido pelos judocas romeno e russo.

Assim, o critério de desempate para definir o campeão foi a agilidade no golpe de ippon. Alexandre ficou com o segundo lugar, pois golpeou com 1min08seg, um segundo a mais do que o atleta da Romênia, que deu o golpe em 1min07seg. “Judô é isso, decidido no detalhe. No mais, a experiência de estar em uma miniolimpíada foi boa. Ter tido a oportunidade de representar Passo Fundo, assim como o Rio Grande do Sul e o Brasil, e conquistar uma medalha foi gratificante”, comenta o judoca.

Na opinião de Rodrigo Bilhar, treinador do atleta, a forma como definiram o vencedor não foi justa. “As lutas empataram entre três judocas. Em qualquer campeonato de judô, eles lutariam novamente, mas o desempate foi decidido por quem ganhou o embate mais rápido e o Alexandre perdeu por um segundo”, pensa, mencionando que mesmo com o vice-campeonato, Meneghini é campeão. “Em sua volta à cidade, iremos recebe-lo com muita satisfação. Estamos contentes com a conquista, que é importante para o esporte do interior do estado”, conta.

A equipe brasileira de judô, da qual o judoca da UPF fez parte, foi a que mais ganhou medalhas. Das 16 disputadas nas modalidades masculina e feminina, os competidores conquistaram 15 medalhas.

Foto: Divulgação
Atleta da Universidade subiu ao pódio no segundo lugar

Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo