Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Passo Fundo – Biotrigo inaugura seu centro de pesquisa hoje

O Centro de Pesquisa Genética da Biotrigo é totalmente voltado para a geração de tecnologia. Ao todo, a nova estrutura soma mais de 14 hectares e um investimento que ultrapassou R$ 20 milhões.
 A sede administrativa, de 1,8 mil metros quadrados, servirá como exemplo de edificação sustentável em todo o país, especialmente por ser a única empresa do agronegócio do Brasil a ter a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) de Projeto Nível A (equivalente ao selo Procel/Inmetro dos eletrodomésticos). 
Para receber esta certificação, o imóvel foi planejado e construído para promover o uso eficiente dos recursos naturais (água, luz, ventilação). 

O objetivo, é reduzir os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente. No prédio, que possui três andares, as 33 salas estão todas conectadas ao sistema de automação energética e de climatização. A edificação conta com a união de fontes alternativas, como aproveitamento da luz natural, reutilização de água, uso consciente de energia e outros, que no seu conjunto, minimizam os impactos ambientais. 
Na unidade de pesquisa, há um conjunto de laboratórios com área total de 700 metros quadrados para sementes, fitopatologia, qualidade e biotecnologia. 

Dois celeiros, que somam quase três mil metros quadrados, também fazem parte da nova estrutura da empresa. Eles vão armazenar sementes experimentais e genéticas.
 A área de estufas conta com aproximadamente oito mil metros quadrados.
Fundada em 2008, a Biotrigo traz na bagagem um programa de melhoramento genético com mais de duas décadas e vêm incorporando as mais modernas tecnologias às cultivares Biotrigo (TBIO), com o objetivo de levar qualidade, tecnologia, segurança e maiores rendimentos ao produtor e a toda cadeia. Localizada em Passo Fundo, região Norte do Rio Grande do Sul, e com filial em Campo Mourão, no Paraná, a empresa atende a diversos estados do território brasileiro, além de exportar para países do Mercosul e América do Norte. Detentora de aproximadamente 90% de market share no Rio Grande do Sul, 55% no Paraná e 67% no Brasil, a Biotrigo Genética atualmente conta com um portfólio de 14 cultivares de trigo, incluindo dois novos projetos focados em segmentos ainda inéditos no mercado.
Radio Planalto