CAOS NA SAÚDE
Recém-nascido morre por falta de UTI neonatal
O pequeno Pedro Henrique, recém-nascido da cidade de São José das Missões, que estava internado no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões veio a óbito no último sábado (11).
A criança foi encaminhada na madrugada de sexta-feira (10) para o HC, e aguardava a autorização de transferência para alguma Unidade de Tratamento Intensivo na rede de saúde no Estado. Conforme o diretor Administrativo do HC, Márcio Slaviero, o Hospital recebeu a ordem judicial da Comarca de Palmeira das Missões e encaminhou à Coordenadoria de Saúde Estadual ainda na Sexta-feira, mas não foram encontrados leitos disponíveis. “O HC não possui UTI neonatal, já que a criança apresentava problemas específicos respiratórios. Buscamos inclusive auxílio em hospitais particulares, mas também não foram encontradas vagas”, revelou.
Ainda de acordo com Márcio, a reportagem veiculada no Jornal do Almoço, pelo Grupo RBS na tarde desta segunda-feira (13), não condiz com a verdade. “Ficamos constrangidos com a reportagem, como se a culpa fosse nossa. O Governo do Estado tinha conhecimento sim do caso, inclusive com todos os documentos encaminhados ainda na sexta-feira”, conta.
Procurado por nossa equipe de reportagem, o coordenador-adjunto estadual de Saúde, Ademar Barcelos, confirmou a recebimento de pedido para transferência em caráter de urgência. “Não foi um caso de negligência. O judiciário, a direção e do HC e a Coordenadoria de Saúde fizeram de tudo para conseguir uma UTI, mas infelizmente não encontramos”, cita Ademar.
De acordo com o pai do bebê de apenas 23 dias, Elias R. de Almeira, o sentimento que fica é de revolta, e que a falta de leitos no Estado deve prejudicar inúmeras famílias. “A situação é bem complicada. Torcemos para que este caso sirva de exemplo para que outras crianças não venham falecer.”
Fonte Tribuna da Produção.