Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Os 6 pesadelos mais comuns e seus significados

Os possíveis significados dos sonhos é uma curiosidade para a maioria das pessoas. Sabemos que o tema dos pesadelos pode ter influência de uma infinidade de coisas que não nos dizem nada sobre como são nossas vidas realmente. 
Porém, hoje vamos buscar uma resposta mais concreta pegando emprestado um dos trabalhos mais incríveis de Sigmund Freud, médico neurologista e pai da psicanálise.
Em sua obra, “A interpretação dos sonhos”, Freud afirma que todos os nossos sonhos representam a realização de um desejo do sonhador,  até mesmo os pesadelos.
Ele propõe que os sonhos negativos, são o não cumprimento de um desejo. 
Para dizer isso, Freud dá várias explicações, entre as quais destacamos a satisfação de uma tendência masoquista pessoal.
Ainda levando em conta esta explicação, ele sustenta que os sonhos são realizações disfarçadas de desejos reprimidos. 
Considerando que cada um deles é interpretável e que é possível encontrar sentido no que acontece quando sonhamos.
Dentro desta ideia, podemos encontrar os sonhos recorrentes: aqueles que se repetem de vez frequentemente durante toda nossa vida e que podem responder a certos traumas/medos que ainda não conseguimos superar. 
Estes tendem a aparecer em momentos de maior estresse ou ansiedade.
Para interpretar sonhos recorrentes é necessário conhecer a história pessoal de cada em indivíduo em questão, pois os sonhos, evidentemente, variam de pessoa para pessoa.
Existem dois tipos de sonhos recorrentes:

Pessoais – Só você tem
Gerais – São vivenciados por uma grande parte da população, para os quais pode-se encontrar sentido. 
Dentro deste tipo, entram os sonhos de conotação angustiante, como os pesadelos, que atentam contra nossa integridade física e nossos medos mais primitivos.


Sem mais delongas, agora como prometido, os 6 pesadelos mais comuns:
1. Nudez em público. Você está em um lugar familiar, como, por exemplo, a universidade, o trabalho… rodeado de gente e, de repente, percebe que não está vestindo nada. Diante da situação, você começa a se sentir vulnerável e envergonhado. É provável que este medo pertença à necessidade de nos sentirmos bem integrados dentro de um grupo.
2. Perseguição. Você tenta correr e começa se mover lentamente, ou quase não sai do lugar, parece que você está num lugar que tem pouca gravidade, suas pernas pesam. Geralmente, estes pesadelos ocorrem quando algo nos incomoda ou perturba, ou quando temos um certo remorso.
3. Sentir dor ou sofrer algum dano. Neste caso, estes danos podem estar sendo sofridos por você mesmo ou por uma pessoa que você gosta. Neste tipo de sonho alguém pode acabar ferido, ou até mesmo morto. Por exemplo, picadas de aranhas ou serpentes são muito recorrentes nestes casos. Indicam a vulnerabilidade da pessoa.
4. Cair. Sonhar que está caindo é desesperador, mas tem significado. É possível que você se encontre nervoso, suportando situações de muito estresse ou que você esteja enfrentando momentos de problemas ou dificuldades.
5. Ficar preso. Você está num labirinto ou num lugar do qual desconhece a saída, e dá muitas voltas, mas por mais voltas que dê, começa a se sentir impotente e com medo por não conseguir sair. Costumamos nos levantar mais tarde com a sensação de inquietude ou com suores frios, pelos sentimentos negativos que vivemos durante momentos como estes.
6. Gritar e a voz não sair. Mais um pesadelo pavoroso, ocorre em situações de perigo, onde tentamos pedir socorro ou avisar alguém e não podemos emitir nenhum grito ou som. Costuma indicar situações de impotência.
Quais foram seus piores pesadelos? Compartilhe.



Veja mais em: http://www.equilibrioemvida.com/2015/11/os-6-pesadelos-mais-comuns-e-seus-significados/#ixzz3qhPNPbfB