Ministério Público e Brigada Militar realizam operação de combate ao tráfico de drogas denominada Operação Dominó.
Nesta data, 19 de agosto, o Grupo de Atuação de Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, Núcleo Alto Uruguai conjuntamente com a Brigada Militar, deflagrou a Operação abrange sete municípios em todo o Estado: Santo Ângelo, Ijuí, Cerro Largo, Santa Rosa, Horizontina, General Câmara e Charqueadas, com abrangência nas Regiões do CRPO Missões, CRPO Fronteira Noroeste, CRPO Vale dos Sinos e CRPO Central.
A operação recebeu apoio do Comando da Brigada Militar que para o cumprimento autorizou o emprego ser realizado por 300 policiais militares, com o apoio de agentes do GAECO, além de 95 viaturas, teve ainda o emprego de uma aeronave helicóptero do Batalhão Aéreo da Brigada Militar.
As investigações transcorreram durante aproximadamente 4 meses, sendo possível identificar 8 (oito) grupos de pessoas associadas para a prática de tráfico de entorpecentes no Estado do Rio Grande do Sul. Destes grupos, foram apurados que 4 (quatro) desses grupos criminosos eram chefiados por presos do regime fechado, sendo que apenas uma pessoa era responsável pela ramificação em seis cidades e vinha fazendo uso de “drones” para remeter as drogas até seus pontos de venda.
Hoje estão sendo cumpridos 86 mandados de busca e apreensão e 36 mandados com prisões preventivas por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, sendo que no decorrer das investigações, foram presas 11 pessoas em flagrante e apreendido mais de 150 quilos de entorpecentes, que seriam distribuídas nas regiões investigadas.
Os presos, preventivamente, em Ijuí.