Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

“O Brasil está no fundo do fundo do poço com relação à Educação”

Texto e fotos: Rodrigo Accorsi/Rd Planalto 
A afirmação é da pesquisadora e professora titular da PUC/SP desde o ano de 1973, Lùcia Santaella. Ela também é presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica. Lúcia foi uma das palestrantes no 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural – Literatura e Identidade na Era da Mobilidade, realizado no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo.

Ela participou da entrevista coletiva na manhã de quinta-feira, 1º, realizada no Hotel San Silvestre, Centro de Passo Fundo, acompanhada do professor Chico Marinho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da jornalista da Globo News, Luciana Savaget e do jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Santaella falou sobre a modernidade e sobre o que isso representa para a educação, com todos os seus aparatos.

Muito experiente e com palestras ministradas também na Europa, ela afirmou categoricamente que atualmente a Educação no Brasil está ‘no fundo do fundo do poço’. “Estive representando o Brasil em Londres no ano passado num seminário sobre o que funciona e o que não funciona na Educação. Minha palestra começou da seguinte maneira: se eu fosse falar sobre o que funciona na Educação no Brasil, eu teria que inverter meu tema. O Brasil como laboratório de pesquisa sobre o que não funciona na Educação. Nós estamos no fundo do fundo do poço “, disse.

Segundo ela, essa crise na Educação brasileira já podia ser prevista há bastante tempo e, como se não bastasse, está indo além das escolas que oferecem os ensinos fundamental e médio. “Está afetando e muito até a pós-graduação. Afetou todas as áreas. Hoje a pós-graduação virou um festival de doutorado sem qualidade. Sair doutor do Brasil, significa conseguir dialogar no mesmo nível com uma pessoa de qualquer outro país onde a Educação valha a pena”, finalizou a pesquisadora.

Radio Planalto