Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Morre o designer Marcio Piancastelli

Por Lucas Litvay // Fotos: Divulgação

Ele foi o autor das linhas do SP-1 e 2 e da Brasília

Morreu na tarde dessa quinta-feira (18/6), aos 79 anos, o designer automotivo Márcio Piancastelli, autor das linhas do SP-1 e 2 e da Brasília, entre outros carros de sucesso da Volkswagen. Piancastelli também fez o primeiro desenho do Gol (abaixo), projetado em 1978 e recusado pela matriz na Alemanha, que queria um carro baseado nos traços do Scirocco.
A HISTÓRIA
Márcio Lima Piancastelli nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1936. Desde criança era admirador do design de automóveis. Em 1962 ganhou bolsa para estudar design de automóveis no renomado estúdio italiano Ghia, em Turim. Ao voltar ao Brasil, consegue emprego na Willys Overland e se junta à equipe que havia concluído a reestilização total do Aero Willys (então baseado em um vetuso modelo norte-americano de 1952).
Nessa época,os departamentos de desenho das filiais brasileiras das montadoras eram quase clandestinos. Criações novas eram feitas escondidas das matrizes, que permitiam no máximo retoques no desenho.
Com a venda da Vemag para a Volkswagen em 1967, Piancastelli foi parar na VW e ali criou seus carros mais famosos juntamente com seu colaborador, José Vicente Martins, o Jota.
Na VW recebe do então presidente, Rudolf Leiding, a tarefa de adaptar um modelo já existente na Alemanha para os padrões brasileiros. Mas a mente criativa de Piancastelli inova, e ao invés de fazer apenas uma perfumaria no 1600 notback alemão, cria, a partir de uma Variant cortada, um fastback de linhas muito mais harmoniosas que o original.  Nasce o 1600 TL. Leiding ficou tão empolgado com o novo carro que sacou seu próprio talão de cheque e deu uma gratificação a equipe de Piancastelli.
O TC era um belo veículo, mas ainda não satisfazia a VW, assim Piancastelli e equipe começam a trabalhar dois projetos em paralelo. Em 1972 nascia um esportivo capaz de bater o Puma em duas versões de motorização, uma com motor 1600 e carburação simples (denomindada de SP-1 em homenagem ao estado de São Paulo e que não vingou devido ao baixo desempenho) e outra com motor 1700 e carburação dupla, batizada de SP-2.
O carro é até hoje considerado um dos mais belos VW de todos os tempos. Atualmente o modelo o único não criado pela equipe de designers da Alemanha a estar no museu da marca na sede em Wolfsburg.

Em 1973 surgia a Brasília. Para fazer o projeto do carro médio e espaçoso com mecânica a ar seguia Piancastelli fez 40 esboços. Pensou na plataforma do Fusca, mas essa era demasiadamente curta. A solução foi usar a da Variant.
Fonte http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/morre-o-designer-marcio-piancastelli/10818#