Minirreforma eleitoral não vai a votação no Senado e regras ficarão para depois de 2024
Rogério machado
Minirreforma eleitoral não vai a votação no Senado e regras ficarão para depois de 2024
Relator confirmou que projetos não serão votados nesta semana
A minirreforma eleitoral não vai ser votada pelo Senado nesta semana. Desta forma, as regras não passarão a valer nas eleições municipais de 2024. As informações foram confirmadas pelo relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI).
“O Senado preferiu se dedicar com mais profundidade ao Código Eleitoral, já sob minha relatoria, e fazer uma reforma eleitoral mais ampla e consistente”, escreveu Castro, em redes sociais, nessa manhã.
A minirreforma aprovada pela Câmara dos Deputados prevê uma série de mudanças nas regras eleitorais, incluindo a simplificação da prestação de contas, alterações em regras de financiamento e tempo de televisão de candidaturas femininas e exigência de transporte público gratuito nos dias de eleição, entre outros itens.
Para valerem em 2024, os projetos dependiam da aprovação do Senado e da sanção do presidente Lula até, no máximo, sexta-feira.
Apesar da expectativa da Câmara, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia descartado tramitação “às pressas”.