Pressionado, presidente completou um mês no cargo
Milhares de bolivianos manifestaram-se nesta terça-feira em apoio ao presidente esquerdista Luis Arce, que pediu a defesa de seu governo “nas ruas” contra o desejo “golpista” da direita.
A manifestação foi convocada em defesa do governo Arce (que, segundo governistas, é alvo de planos desestabilizadores) e para reivindicar a bandeira indígena, a “whipala”, que dizem ter sido menosprezada durante um ato público do governo direitista da região de Santa Cruz.
Em Cochabamba e La Paz, o presidente de esquerda acusou a direita de não aceitar sua vitória nas eleições do ano passado, com 55% dos votos. “Se eles não querem respeitar nas urnas, vamos fazer respeitar nas ruas”, disse o presidente, em um discurso fervoroso aplaudido por apoiadores.
Na maioria das cidades, militantes do partido governista, MAS, percorreram ruas e avenidas e se concentraram nas praças centrais das capitais regionais, para mostrar sua força política.
Os atos de apoio ao governo ocorreram um dia depois de a oposição se manifestar com marchas e bloqueios de ruas nas principais cidades do país.
Correio do Povo