Protestos contra “possível nova agressão russa” contou com centenas de participantes
Os manifestantes levavam bandeiras ucranianas. Em Varsóvia, também foram vistas bandeiras polonesas, europeias e da oposição bielorrussa. “Estamos com a Ucrânia!” ou “Tira as mãos da Ucrânia!” diziam alguns cartazes da manifestação em Varsóvia, enquanto a multidão gritava “Putin aos tribunais!”.
Os organizadores disseram em um comunicado que queriam “expressar sua oposição a uma possível nova agressão russa contra a Ucrânia”.
Do outro lado da União Europeia, na Espanha, cerca de 500 pessoas, muitas delas ucranianas, também se manifestaram em Madri contra a suposta intenção da Rússia de invadir a Ucrânia, gritando “Pare Putin!” ou “Diga ‘sim’ à Ucrânia!”.
“Estamos todos preocupados, com medo. Não sabemos o que acontecerá amanhã”, declarou Ruslan Sendzyuk, um ucraniano que vive na capital espanhola, à AFP TV.
Países ocidentais acusam o presidente russo, Vladimir Putin, de reunir mais de 150.000 soldados nas fronteiras da Ucrânia nas últimas semanas e planejar uma invasão, algo que a Rússia nega, acusando Kiev de violar acordos internacionais.
Moscou pede a retirada das forças ocidentais presentes no Leste Europeu, especialmente na Polônia, desde a queda do bloco comunista em 1991.
Correio do Povo