Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Lula denuncia “chantagem inaceitável” de Trump e “traidores da pátria” que apoiam tarifaço

Lula denuncia “chantagem inaceitável” de Trump e “traidores da pátria” que apoiam tarifaço
Presidente ainda falou sobre os ataques ao Pix e regulamentação de big techs

Foto: Evaristo Sá / AFP / CP

Pronunciamento em rede nacional de rádio e TV ocorreu nesta quinta-feira

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite desta quinta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamou de “chantagem inaceitável” as ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante as tentativas de negociação sobre o anúncio de taxação em 50% sobre os produtos brasileiros.

“Esperávamos uma resposta e o que veio foi uma chantagem inaceitável em forma de ameaça às instituições brasileiras e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse Lula.

“Traidores da pátria”

O presidente também chamou de “traidores da pátria” os políticos que, segundo ele, apoiam as decisões e declarações de Trump contra o Brasil.

“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem apoio de alguns políticos brasileiros, são verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior melhor, não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo.”, afirmou o presidente.

“O Pix é do Brasil”

Em relação ao Pix, que virou alvo de uma investigação interna dos EUA contra práticas comerciais do Brasil que são consideradas supostamente “desleais”, Lula afirmou que “O Pix é do Brasil, não aceitaremos ataques ao Pix, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo, e vamos protegê-lo.”

Big techs

O pronunciamento de Lula também fez referência a regulamentação de big techs estrangeiras que operam no Brasil. Segundo ele, a defesa da soberania também se aplica a atuação dessas empresas de tecnologia, as quais são obrigadas a cumprir as regras.

“No Brasil ninguém está acima da lei. É preciso proteger as famílias brasileiras de indivíduos e organizações que se utilizam das redes digitais para promover golpes e fraudes.” afirmou.

Correio do Povo