Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Lula conversa sobre tarifaço de Trump com primeiro-ministro da China

Lula conversa sobre tarifaço de Trump com primeiro-ministro da China
Presidente já havia salientado que buscaria posição de líderes do Brics sobre sanção dos EUA

| Foto: Ricardo Stuckert / PR / Divulgação CP

Lula busca soluções em meio a dificuldades de diálogo com os EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou na noite desta segunda-feira para o primeiro-ministro da China, Xi Jinping. Assim como na conversa com os líderes da Índia e da Rússia, Nahendra Modi e Vladimir Putin, o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros foi um dos temas do telefonema.

“Concordamos sobre o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo”, destacou Lula em nota, após a chamada. “Trocamos impressões sobre a atual conjuntura internacional e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia”, acrescentou o mandatário brasileiro.

Lula exaltou a participação dos chineses em Bélem. “Reiterei a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência”, comentou.

“Também conversamos sobre a parceria estratégica bilateral. Nesse contexto, saudamos os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e nos comprometemos a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”, projetou Lula.A ligação de Lula para Xi foi um pedido do brasileiro. Em entrevista à Reuters, na semana passada, o presidente revelou a estratégia de conversar com líderes do Brics para articular uma resposta conjunta às investidas do presidente norte-americano.

Veja Também

Ao mesmo tempo, o governo trabalha em um plano de contingência. Este deverá ser apresentado na forma de medida provisória (MP), que tem força de lei e vigência imediata a partir da sua publicação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse mais cedo que estão incluídos neste plano duas reformas estruturais, que envolvem medidas de crédito e o Fundo de garantia para exportações (FGE).

O ministro confirmou que o plano de contingência terá linhas de financiamento, além de contemplar a questão tributária e autorizar compras governamentais em determinados casos. Além disso, está prevista a preservação de empregos às empresas e aos setores mais afetados, mas com exceções.

Estadão Conteúdo