Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Lavar louça pode combater o estresse

“É claro que, para isso, a pessoa que está lavando a louça precisa estar absolutamente consciente do que está fazendo”. 

Lavar a louça pode ser uma atividade calmante, e não apenas por ser um esforço repetitivo. Um artigo do jornal Mindfulness, publicado pela Florida State University,diz que aqueles que praticam conscientemente esta tarefa (ou seja, realmente sentindo o cheiro do sabão, a temperatura da água, etc.), sofrem um aumento da inspiração e uma diminuição no nervosismo. 
Além disso, os pesquisadores dizem que pessoas incapazes de “viver o presente” não colhem todos os benefícios. 
“Aparentemente, uma atividade do dia a dia feita com intencionalidade e consciência pode melhorar o estado de espírito”, eles concluem. 
Para testar isso, os pesquisadores recrutaram 51 estudantes para lavar pratos, sendo que metade do grupo o faria enquanto lia um pequeno texto relacionado à tarefa e a outra metade lia um manual que descreve o funcionamento de uma lavadora elétrica de pratos.
O texto do primeiro grupo incluía os dizeres: “o fato de eu estar ali lavando pratos era uma realidade maravilhosa. É um momento completamente meu, no qual eu posso acompanhar minha respiração, ter total consciência da minha presença, pensamentos e ações. Por isso, não há a menor possibilidade de que eu derrube alguma coisa acidentalmente”. 
O estudo é pequeno, mas a pesquisa sugere que um melhor estado de espírito e o pensamento consciente podem ser alcançados através das atividades mais corriqueiras, informa o Time, o que transforma estas tarefas em ótimas formas de diminuir o estresse. 
Para bem ou para mal, os pesquisadores também notaram que aqueles que lavam louça “da maneira certa” para colher estes benefícios, superestimam o tempo necessário para cumprir a tarefa (este estudo sugere que você abandone sualavadora de louça).
Newser on YahooPor Elizabeth Armstrong Moore