Presidente quebrou sequência de frente de esquerda no comando do país vizinho
Lacalle Pou tem 46 anos de idade e é filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, que governou o Uruguai entre 1990 e 1995. Nas eleições de 2019, o candidato contou com o apoio dos rivais Partido Colorado e Cabildo Abierto no segundo turno, para derrotar o candidato da situação, Daniel Martínez.
Nas ruas de Montevidéu, a cerimônia de posse foi acompanhada por 3,5 mil cavaleiros. O grupo, oriundo de diversas localidades rurais do país, reforçou a identificação do novo presidente e de seu partido com o campo.
Mercosul
Em seu discurso de posse, Lacalle Pou falou da relação uruguaia com os vizinhos do Mercosul. O presidente destacou o desafio de fortalecer e flexibilizar o bloco, sem se importar com a ideologia de quem governa os países que compõem a unidade. A mensagem foi vista como uma manifestação da ponderação do país diante de Brasil e Argentina. O presidente Jair Bolsonaro acompanhou a posse em Montevidéu, enquanto o argentino Alberto Fernández abriu o ano legislativo do Congresso em Buenos Aires.
Lacalle Pou disse que sua administração “se compromete a respeitar o direito de todos” os vizinhos. “O dos que têm simpatia pelo nosso governo e aqueles que preferiram que governassem outros”, pontuou.
O novo presidente uruguaio também falou dos desafios econômicos do país, pregando austeridade. Lacalle Pou abordou a crise de violência no Uruguai, anunciando que vai convocar, já nesta segunda-feira, as autoridades policiais para passar novas instruções na área da segurança pública. O agora ex-presidente Tabaré Vázquez deixa o governo com 80 anos e lutando contra um câncer de pulmão.
Por
Gustavo Chagas / Rádio Guaíba