Dados aparecem na plataforma DivulgaCand, do TSE
A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas às eleições de outubro. O prazo para o recebimento de registros terminou às 19h.
Os dados foram atualizados, no início da noite, plataforma DivulgaCand, administrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números ainda podem sofrer nova atualização.
Com o fim do prazo, foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência; vice-presidente (12); governador (223); vice-governador (223); senador (231); 1º Suplente de senador (232); 2º suplente de senador (233); Deputado Federal (10.258); Deputado Estadual (16.161) e Deputado Distrital (591).
Após os candidatos serem aprovados nas convenções partidárias, o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é uma formalidade para verificar se os candidatos podem concorrer ao pleito, e se existe alguma restrição legal.
Com o recebimento dos pedidos, as solicitações de candidaturas serão publicadas pelo tribunal. Em seguida, é aberto prazo de cinco dias para que candidatos e partidos adversários e o Ministério Público Eleitoral (MPE) possam impugnar os pedidos aceitos pela Corte.
O próximo passo é o julgamento do registro pelo ministro sorteado para relatar os processos – que devem ser analisados até 12 de setembro.
Mesmo sem os registros aprovados, os candidatos podem iniciar a campanha eleitoral, a partir desta terça.
O primeiro turno ocorre em 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais (no caso do DF). Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais é previsto para 30 de outubro.