Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

João Revelino, da zona rural de Viamão, cria miniaturas de caminhões e tratores utilizando latões

João soube transformar um momento difícil da vida em arte na lata.
Humilde e carismático, João Revelino Negreiros da Silva  tem, desde a infância a paixão por fazer brinquedos. 
O menino, natural de Palmares do Sul, passou a viver  na zona rural de Viamão quando tinha apenas seis anos. Aos 10 anos , percebeu o interesse por montar brinquedos. Mas a descoberta ficou adormecida e, aos 16, passou a trabalhar  com dois tios, Mário e Oliveira,  na granja. Aprendeu a trabalhar em mecânica e a dirigir caminhões. Aprendizado este que rendeu  as duas profissões do qual trabalhou parte de sua vida.
Em 1995, a vida do mecânico e ex-motorista, mudou seu destino. Sofreu grave acidente fazendo manutenção de um  graneleiro de arroz, que o levou a perder parte da perna direita. “Na verdade eu perdi o pé, mas por erro médico, deu gangrena, e a amputação  que deveria ser abaixo do joelho, foi feita acima, pois na época não havia prótese de joelho “, relembra Revelino.  Passado o impacto da notícia de que seria necessário amputar parte do membro, ele se adaptou à nova realidade, passou a utilizar uma prótese e aos poucos foi retomando as suas atividades. Conseguiu trabalhar por mais alguns anos após o acidente. Mas com a perda da Carteira de Habilitação na categoria “D”, que o habilitava a dirigir caminhões, as portas foram se fechando.
 O começo das miniaturas
A dificuldade por não conseguir um emprego junto aos granjeiros da região levou o jovem a um quadro depressivo em 2002. Naquele mesmo ano, em sua casa, num momento de reflexão e indignação, ele passou a bater fortemente numa lata de azeite com um punção (ferramenta de metal com ponta moldada). Ao bater na lata, por várias vezes, começou a observar o efeito criado na lata. “Naquela hora que eu lamentava por não conseguir emprego, bati várias vezes com força numa lata de azeite,  percebi que batendo e riscando a lata, e com ajuda de um alicate, poderia criar, e sem querer criei um caminhão” relata João. A partir dali, tratores, caminhões, retroescavadeira e até graneleiro, justo a maquina em que se acidentou, foram reproduzidos utilizando latões de tinta como matéria prima. No início contou com a ajuda dos seus tios, Mário e Oliveira , mas ambos faleceram pouco tempo depois.
 Seguiu sozinho e eventualmente contava com ajuda de alguém na produção. Hoje, reproduzir  miniaturas  em latas,  que para crianças são brinquedos e para adultos artigos de decoração,  tornou-se  a sua principal fonte de renda. Suas vendas concentram-se mais na região de Palmares do Sul, muito embora,  resida na região das Lombas, em Viamão. Vizinhos e amigos contribuem com latões vazios de tinta, e garrafas pets que são usadas para vidros e outros acabamentos. Suas miniaturas não se restringe apenas  a máquinas agrícolas. ” Já fiz carros rebaixados, chevetes , opalas e até camionetes S10″. revela João.
 Filho de João Batista e Elenita, João Revelino, que é solteiro e tem 40 anos, conta que sua irmã, Juliana Negreiros é quem tem o ajudado a divulgar seu trabalho nas redes sociais.
Trabalho artesanal

A riqueza nos detalhes chama a atenção
Recebendo acabamentos.
Preparo para o corte

Saiba mais sobre a obra:
Contato para encomendas: 
Telefone e WhatSapp: (51) 9626-1549
Endereço:
Beco dos Rosa – Lombas – Viamão/RS
Acesso pela  ERS 040, km 36 – Parada 109