Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

História do Reiki 2° parte – Nara de Campos Queiroz

 

História do Reiki 2° parte

Continuando a história do Reiki, com a morte de Mestre Usui, seus discípulos mais próximos, também mestres reikianos, trataram de espalhar o ensino de Reiki por todo o Japão e no ocidente.

No mundo ocidental o Reiki iniciou sua caminhada pelo Hawai (EUA), sendo que o responsável e considerado “pai” do Reiki ocidental, foi Mestre Chujiro Hayashi.

Mestre Hayashi, era Oficial Médico da Marinha Japonesa, de alta patente, e se formou Mestre em Reiki em 1925, a pedido de Mestre Usui, fundou a “Hayashi Reiki Kenkyukai”, associação destinada ao tratamento de doenças por intermédio da utilização da técnica do Reiki.

Devido as suas curas e a maciça frequência da população japonesa, a associação se expandiu por todo o Japão, com tratamentos e formação de novos reikianos.

A história que vem a seguir foi determinante para a disseminação do Reiki além das fronteiras japonesas. Em 1935, uma mulher norte-americana, nascida no Hawai, de descendência japonesa, de nome Hawayo Takata, foi ao Japão para fazer uma cirurgia, mas ao invés de fazer a cirurgia, optou por realizar  o tratamento de sua doença com Mestre Hayashi, com a técnica  do Reiki. Em 1938, já curada e formada, a primeira, Mestre em Reiki estrangeira, Hawayo Takata, levou o Reiki para o Hawai e para o mundo.

Mestre Takata formou mestres no Japão e Estados Unidos, dentre eles, Mestre Iris Ishikura.  Mestre Iris Ishikura, foi a única mestre formada por Mestre Takata que divergiu de seus ensinamentos e métodos. Por acreditar na missão de difundir o Reiki pelo mundo, legado que Mestre Usui havia deixado, Mestre Iris Ishikura cobrava preços menores pelo ensinamento de Reiki, muito abaixo dos cobrados por Mestre Takata e seus outros discípulos. Acredita-se que este ato fez com que o Reiki se difundisse por todas as classes econômicas, conforme era o desejo original de Mestre Usui, é valido lembrar que próprio Mestre Usui sabia, que não se podia ensinar nem aplicar o Reiki de forma gratuita, ou seja, sem nenhum tipo de troca, pois as pessoas devem desejar receber esta energia.

Outro mestre importante para o Reiki Ocidental foi Arthur Robertson, o qual foi discípulo de Mestre Iris Ishikura, sendo que ele implantou ao método tradicional posições e símbolos do Reiki Tibetano.

Não menos importante, porém, para disseminação do Reiki em nosso país, está o Mestre Oriel Abarca, de origem Argentina, por ser o primeiro escritor de um livro sobre Reiki em português, intitulado: “Reiki para todos”.

Existem outras versões para o surgimento do Reiki, está é a que entendemos ter mais base doutrinaria por isso estamos contando a vocês caros leitores.

Nas próximas colunas falaremos sobre os benefícios do Reiki para a saúde e quem pode fazer este tratamento.

Bibliografia

Petter, Frank Arjava. Isto é Reiki: das origem tradicionais japonesas ao uso prático: cura para o corpo, a mente e o espírito/Frank Arjava Petter; tradução Flávio Quintiliano, revisão técnica Jorge Vidal.- São Paulo: Pensamento, 2013.

 

Nara de Campos Queiroz

Advogada

Especialista em Direito Público

Mestre Reiki Usui

Palestrante

Facilitadora de Círculos de Paz

Terapeuta Reiki