Comitiva ministerial também visitou Muçum, Estrela e Roca Sales
A Secom e a Caixa Econômica Federal foram as responsáveis pela organização da estrutura, que também prevê a divulgação de relatórios diários das ações à imprensa.
Paulo Pimenta comentou, ainda, como vai funcionar a linha de crédito que teve a operacionalização definida por duas medidas provisórias, nessa quarta-feira. Segundo ele, a linha de crédito deve beneficiar empresários de vários portes e produtores rurais dos municípios em situação de calamidade pública da região, para auxílio na retomada da atividade econômica e na manutenção do emprego.
“É um recurso em torno de R$ 1,4 bilhão. Será disponibilizado sem juros, com dois anos de carência, três anos para pagar e tem como objetivo a retomada da atividade econômica da região”, afirmou.
Comitiva
A comitiva federal visitou, nesta quinta, os municípios de Lajeado, Muçum, Estrela e Roca Sales, todos atingidos pelos efeitos da chuva em excesso. Integraram a comitiva, além de Pimenta, ministros de diferentes pastas como Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), além da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Ainda em Lajeado, os ministros Góes, Dias e Teixeira participaram de uma reunião com o governador Eduardo Leite para tratar das ações que vêm sendo empreendidas em apoio aos atingidos pelas inundações. O vice-governador Gabriel Souza também esteve presente. “Essa união de esforços é fundamental para levarmos soluções integradas para os afetados”, ressaltou.
No encontro, Leite apresentou um panorama atualizado do enfrentamento dos estragos, além de tratar das ações já em curso e daquelas em fase de articulação com os municípios e a União. Segundo o governador, as principais medidas envolvem soluções para habitação, reconstrução da infraestrutura e recuperação econômica das cidades.
Já o Ministério da Cultura se propôs a auxiliar na recuperação de acervo de bibliotecas, reconstrução e recuperação de centros culturais, extensão do prazo para a execução de projetos previstos na Lei Paulo Gustavo e a proposta de um Natal afetivo e solidário nos municípios mais atingidos pelas enchentes. O secretário executivo da Pasta, Márcio Tavares dos Santos, divulgou o plano cultural também nessa tarde, em Lajeado.