O diretor comercial da empresa afirmou em entrevista à Rádio Guaíba que devem ser abertas até 70 revendas no país ainda este ano
Quando os carros híbridos e elétricos entram em pauta, a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) se destaca no mercado automobilístico. Em entrevista durante o programa ‘Conversa de Carro’, na Rádio Guaíba, neste sábado (13/5), o Diretor Comercial da empresa, Henrique Antunes, trouxe novidades da montadora chinesa, que está de olho no mercado brasileiro.
“Estamos expandindo as nossas operações pelo mundo. E aqui no Brasil, vivemos um momento interessante, chegamos há pouco no mercado, lançamos os nossos produtos, a nossa rede há menos de um ano, e hoje já figuramos na segunda posição entre os veículos elétricos mais vendidos no Brasil”, afirma Antunes.
Presente no Brasil desde 2015, a BYD conta com uma gama de produtos que vai do carro elétrico ao ônibus com o mesmo tipo de propulsão. A primeira concessionária da empresa completou um ano em abril.
Sobre o número de revendas, atualmente a montadora chinesa conta 24 pontos e pretende estar com 40 até agosto deste ano. O diretor estima que até o final do ano sejam 70 revendas abertas e ainda mais 30 em preparação. “A companhia realmente tem linha de produto, tem estratégia, e tem a agressividade necessária para junto com os seus concessionários buscar esse número”, afirma Antunes.
Em 2022, a empresa foi quem mais produziu veículos elétricos e híbridos, totalizando 1.858.364 de unidades. No ano passado, ela anunciou a venda de 911 mil unidades de elétricos puros, ficando atrás apenas da Tesla, que comercializou 1,3 milhão de veículos do tipo. Considerando os híbridos, a BYD chegou a 1,8 milhão de unidades vendidas.
Transporte coletivo elétrico
A BYD está há quase dez anos investindo no desenvolvimento da eletrificação do transporte coletivo no Brasil. Conforme Antunes, o uso da frota com eletrificação não é importante só por causa das questões ambientais e de poluição sonora, mas também por conta da economia de recursos públicos, pois embora o ônibus elétrico seja mais caro para adquirir, durante a operação do serviço ele se torna mais barato, gerando economia a longo prazo.
O diretor citou algumas cidades que já tem em suas operações os ônibus da empresa, como São Paulo, São José dos Campos, Brasília, Maringá e Volta Redonda. Os municípios que já têm operação regular com os ônibus contam com a vantagem econômica além das vantagens ecológicas.
Em relação a um país como a China se tornar uma potência na indústria automobilística, Antunes destaca o posicionamento do país asiático em direção ao que busca atingir. “Há dez anos atrás a China direcionou que queria eletrificar a mobilidade. Ela começou pelos táxis, carros de polícia, incentivando a indústria local a produzir esse tipo de produto.
“Essa capacidade que os chineses têm hoje de desenvolver novos produtos, está cada vez mais colocando essa indústria na vanguarda da eletrificação. A companhia está investindo em fábricas ao redor do mundo, já investiu em uma na Tailândia, está indo para uma outra fábrica na Malásia, existem conversas para uma fábrica na Europa.