Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Gaúcho Pelo Duro

                                                                      GAÚCHO PÊLO-DURO
.
É um termo espanhol, usado para designar a miscigenação do índio com o branco, tanto pelo espanhol como pelo português.
.
Ocorreu na faixa pampeana que cobre argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, os índios minuanos e charruas principalmente as índias, que em alguns casos eram atraídas por artefatos fabricados pelos brancos, as índias adoravam espelhos, pentes, roupas, calçados e como não tinham dinheiro trocavam por sexo.
.
Dessa mistura nasceu o mestiço com o cabelo grosso e eriçado, que foi chamado de Pelo-Duro.
Termo que foi sendo deteriorado como sinônimo de gaúcho grosso, rude, sem educação.
.
Na verdade o gaúcho trouxe a índole charrua ou minuana, que é de ser solitário, andarilho, andarejo que andava pelos campos, ora com uma viola atravessada o que causou com o tempo o ditado nas estâncias de quem tocava violão era vagabundo.
.
Sem se dar conta de tais discriminações, de que o violão ou a viola, era um artefato do branco que o índio adotou, como ser cavaleiro e ir onde o gado está.
Pois o cavalo e o gado também foi uma introdução do branco em terras do Brasil.
O gado vacum chegou aqui pelos jesuítas lá pelos meados de 1634.
.
Com a chegada do aramado, as cercas impediram o gaúcho de andar solto pelos campos, ficando ali e aqui sem eira nem beira, achegado em estâncias, dormindo ao relento, matando ovelha e deixando os restos no campo.
.
Pois foi as cercas que fizeram ele se achegar nas estâncias e aceitar ser peão, pois continuava a estar junto de quem gostava, o cavalo e o gado.
A noitinha, lá no galpão pegava seu violão e cantava para a lua.
.
Esse é o PELO-DURO, uma palavra conjunta, que forma o gaúcho mestiço, pregado na terra com capim, não sabe gostar de outra coisa, se tirado do campo, fica triste nas vilas e olha para o mato e o campo sentindo uma saudade sem tamanho.
Fonte: Prof. Beraldo Lopes Figueiredo.
.
.
.
Conheça:
https://instagram.com/realmarcosdopampa