Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Fracassa última votação no Senado dos EUA para evitar paralisação do governo

Fracassa última votação no Senado dos EUA para evitar paralisação do governo
Fechamento administrativo do governo, o chamado “shutdown”, implica a suspensão de trabalhos não essenciais, razão pela qual centenas de milhares de funcionários públicos ficarão sem salário

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP / CP

Senadores americanos não chegaram a um acordo nesta terça-feira (30) para aprovar uma solução provisória de financiamento para manter o governo funcionando

Os senadores americanos não chegaram a um acordo nesta terça-feira (30) para aprovar uma solução provisória de financiamento para manter o governo funcionando, de modo que, a partir da meia-noite (1h de quarta em Brasília), uma parte das agências do Estado ficará paralisada.

fechamento administrativo do governo, o chamado “shutdown”, implica a suspensão de trabalhos não essenciais, razão pela qual centenas de milhares de funcionários públicos ficarão sem salário até que o Congresso chegue a um acordo.

Mais cedo, o presidente estadunidense, Donald Trump, culpou a oposição pelas conversas estagnadas sobre um acordo de orçamento.

“Provavelmente teremos uma paralisação”, disse Trump aos repórteres no Salão Oval, apenas algumas horas antes do prazo para um acordo à meia-noite. “Eles vão fechá-lo, não nós. Não queremos fechar porque estamos vivendo o melhor período já visto”, acrescentou.

O último fechamento administrativo, ocorrido do final de dezembro de 2018 até o final de janeiro de 2019, durante o primeiro mandato de Trump, durou 35 dias. Na época, o CBO estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) havia sido reduzido em 11 bilhões de dólares (58,49 bilhões de reais).

Essas paralisações por falta de orçamento são muito impopulares nos Estados Unidos, e tanto democratas quanto republicanos tentam evitá-las. Especialmente diante das eleições legislativas de meio de mandato em novembro de 2026, nas quais estará em jogo a maioria presidencial no Congresso.