Inicialmente, foram disponibilizadas pelo menos 842 vagas, embora número possa ser maior
O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para escolha de vagas por médicos formados fora do país e que já enviaram documentação para participar do Programa Mais Médicos. Brasileiros graduados no exterior terão até os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os municípios de alocação. Já nos dias 30 e 31 de janeiro, médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades em aberto.
De acordo com a pasta, 10.205 profissionais brasileiros e estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior (sem registro no Brasil) completaram a inscrição no programa. As documentações ainda estão em análise. A publicação da validação dos médicos brasileiros aptos à escolha de municípios está prevista para 22 de janeiro e a dos estrangeiros, para 29 de janeiro, conforme o cronograma atualizado.
Inicialmente, foram disponibilizadas pelo menos 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), embora o número possa ser maior. Os postos abertos se referem às localidades não ocupadas na segunda seleção aberta para médicos que possuem registro no Brasil. De acordo com o Ministério, 1.707 profissionais escolheram localidades. Eles devem se apresentar entre os dias 7 e 10 de janeiro.
Confira o cronograma das próximas etapas:
De 07/01 a 10/01 – apresentação nos municípios dos médicos com registro no Brasil.
De 23/01 a 24/01 – médicos brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.
De 30/01 a 31/01 – médicos estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.