A felicidade de um dia de sol
Às vezes o tempo está cinza. O nevoeiro intenso não nos permite enxergar muito à frente e por isso mesmo, seguimos num ritmo lento. Outrora fosse o dia claro, estaríamos falando sobre a bela paisagem que se estende como um tapete repleto de cores.
Mas é cinza. E assim está e não dá para entender a alegria de outras pessoas. Mas por quê essas pessoas estão tão felizes? O que lhes deu? Não dá pra ver que é um dia cinza?
E daí? Quem disse que um dia cinza deve ser um dia de tristeza? Quem definiu as cores do dia de acordo com os humores? O que há de solene ou funestro em um dia assim?
E assim são as pessoas. Só porque seus dias estão acinzentados, elas acham que todos devem se sentir como se não pudessem enxergar mais de um palmo à sua frente. Como se rir fosse um desaforo e se sentir feliz fosse um delito. Tem gente que de tão infeliz, tenta fazer de tudo um motivo para se perder a graça e deseja que tudo se iguale à sua intangível sisudez egoísta e hipócrita.
Viva seus dias de felicidade, sempre que se sentir pronto para os viver, sem se deixar contaminar com a tristeza de quem não quer ser feliz. O sorriso começa na infância e não tem prazo para terminar.
Boa sexta.
Marcelo Etiene