Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Espumoso – Operação Velhos Hábitos investiga desvio de verbas públicas

Operação Velhos Hábitos investiga desvio de verbas públicas em Espumoso
Mandados foram cumpridos em três cidades e prejuízo estimado chega a R$ 823 mil
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) deflagrou nesta quinta-feira (22) a Operação Velhos Hábitos, com mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a um ex-agente político, um servidor da Prefeitura de Espumoso e seus familiares. A ação também alcançou lares de idosos conveniados com o Município, em Ibirubá e Salto do Jacuí.
O servidor, que exercia cargo político na época dos fatos, foi afastado provisoriamente da função. Ele e o ex-agente estão proibidos de acessar repartições da Prefeitura. As ordens foram determinadas pela Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado.
A investigação apura o desvio de pelo menos R$ 823 mil em verbas públicas, com transferências da conta do Município para contas pessoais dos investigados e familiares, sem contrato ou empenho. Parte do valor teria sido movimentada por meio de contas de idosos atendidos em instituições conveniadas, cujos cartões e documentos estavam sob posse do servidor.
As autorizações das transferências ocorreram em desacordo com a Lei Municipal nº 4.181/2021, indicando possível conluio entre os investigados. A operação é conduzida pelo MPRS com apoio da Brigada Militar, Tribunal de Contas e Polícia Militar.
Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação