Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Erechim – Ação conjunta DEFREC e Brigada Militar efetuam prisão de quadrilha na cidade.

OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE DEFREC e BRIGADA MILITAR, de ERECHIM, e POLÍCIAS CIVIL E MILITAR, de SANTA CATARINA, PRENDEM QUADRILHA NA CIDADE DE ERECHIM
A Polícia Civil e a Brigada Militar de Erechim, em conjunto com as polícias Civil e Militar do Estado de Santa Catarina, deflagraram na manhã do dia 19/08, no Município de Erechim a denominada “Operação Integração”. 
A ação teve como objetivo principal prender uma quadrilha especializada em praticar furtos em estabelecimentos comerciais, principalmente, em cidades pequenas do interior do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 
As últimas investidas do grupo criminoso ocorreram em municípios do interior de Santa Cataria. A forma de agir dos bandidos consistia em invadir os estabelecimentos comerciais, especialmente comércios de confecções, e subtrair todas as mercadorias das lojas, ocasionando um grande prejuízo aos respectivos proprietários dos locais atacados pelo bando. 
Após investigação da Polícia Civil de Joaçada/SC, que contou com a colaboração da Defrec e do Serviço de Inteligência da Brigada Militar, ambos de Erechim, foi possível se identificar os membros da quadrilha. 
Posterior a identificação do grupo, a Polícia Civil de Santa Catarina, representou junto ao Poder Judiciário daquele Estado, pela decretação da prisão temporária dos suspeitos. Por sua vez, a Justiça de Santa Catarina deferiu o pedido e expediu as ordens prisionais contra os 06 indivíduos suspeitos, levantados pela investigação, e também autorizou o ingresso em 07 locais para cumprimento de mandados de busca e apreensão. 
Ao todo, 32 Policiais, entre civis e militares de ambos os Estados, e 14 viaturas, participaram da operação. 
A ação resultou na prisão (temporária) de 05 indivíduos, na apreensão de objetos relacionados aos furtos e de um automóvel Audi A 3, o qual era utilizado pela quadrilha na prática dos crimes. 
Um dos suspeitos não foi encontrado na data da operação, sendo preso no dia de hoje, 24/08, ao procurar a Defrec, uma vez que sabia que a polícia estava no seu encalço e logo iria lhe capturar.
 Assim, todos os mandados de prisão temporária foram cumpridos, resultando na prisão de 06 indivíduos: J.M.M, de 21 anos, W.D.B., de 24 anos, R.S.B., de 34 anos, L.C.S.T., de 23 anos, C.D., de 20 anos, e S.W., de 23 anos. 
Além disso, durante as buscas, na residência de um dos presos, a polícia também localizou e fechou, uma fábrica de caça-níqueis, com diversas máquinas já montadas e prontas para o uso, e com um número grande de componentes para a produção desses equipamentos utilizados para a prática de contravenção penal. 
Todos os objetos relacionados com essa infração penal, encontrados no local, foram apreendidos pela polícia. De acordo com o delegado Gustavo Ceccon, Titular da Defrec, o crime não respeita fronteiras, muitas vezes os criminosos fazem uso de artifícios, buscando garantir sua impunidade, um deles é justamente praticar um crime em um Estado e fugir para outro.
 Contudo, as polícias de todos os Estados da Federação, auxiliam-se mutuamente visando combater esse tipo de situação e garantir a efetiva responsabilização desses delinquentes. 
Por fim, o delegado destaca que a quadrilha presa na operação causava um enorme prejuízo econômico para as vítimas, uma vez que literalmente “limpavam as lojas atacadas”. Depois dos trâmites legais na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Erechim, os presos foram conduzidos para o sistema prisional do Estado de Santa Catarina.
Fonte DEFREC Erechim