Assessoria do Ministério da Saúde anunciou 1.382 mortes neste domingo, mas painel oficial informou apenas 52
Por volta das 21 horas, o órgão publicou uma matéria em seu site onde anunciava uma nova plataforma interativa para divulgar dados relacionados à Covid-19. O texto assegura que “o novo modelo abordará o cenário atual da doença, com análise de casos e mortes por data de ocorrência, de forma regionalizada”. O link dispobilizado, contudo, redireciona para pastas com planilhas em formato de imagem, onde não é possível clicar, selecionar ou pesquisar.
Nestas planilhas, o total de mortes nas últimas 24 horas era de 1.382 óbitos relacionados à Covid-19, o que elevaria o saldo total de vítimas no Brasil para 37.312.
Minutos depois, no entanto, o painel oficial do governo federal indicou que o número de novas mortes no país neste domingo foi de 525.
As diferenças também ocorreram nos dados sobre as infecções. Enquanto as planilhas indicavam 12.581 novos casos, o painel reportou 18.912. A tabela com os dados consolidados e por estados, divulgada diariamente, não foi apresentada.
ATENÇÃO Painel do @minsaude reporta agora 525 novos óbitos neste domingo e 18.912 novos casos. Informação é completamente diferente da divulgada pela assessoria um pouco mais cedo, que indicou 1.382 mortes e 12.581 casos neste domingo @correio_dopovo @RdGuaibaOficial
Jonathas Costa@jonathasacE mais: o ministério indicou um novo link para acessar os dados por estados (este: https://bit.ly/3h3l45j ) Nestas planinhas, contudo, há grandes divergências. Em Roraima, por exemplo, o governo reporta 762 mortes. O último boletim epidemiológico do estado, contudo, anuncia 142