PP foi o partido que mais conseguiu reconduzir prefeitos ao cargo no Rio Grande do Sul.
Dos 492 prefeitos eleitos neste domingo no Rio Grande do Sul, 184 foram reconduzidos ao cargo, o que representa 37% do total de prefeituras. O Estado vai ter segundo turno em cinco cidades, incluindo Porto Alegre, onde Sebastião Melo (MDB) busca um novo mandato contra Maria do Rosário (PT).
Em Caxias do Sul e Canoas, os atuais prefeitos, Adiló (PSDB) e Jairo Jorge (PSD) também garantiram vaga no segundo turno.
Entre os que já asseguraram a recondução ao cargo, a grande maioria, 166 deles, são homens. As prefeitas mulheres reeleitas são 18. Maior partido a sair das urnas nestas eleições no Rio Grande do Sul, o PP também foi o que mais conseguiu garantir um novo mandato para os prefeitos que já estão no posto: 58.
O MDB reelegeu 40 prefeitos, o PDT, 19, o PL, 16, o PSDB, 11, e Republicanos e União, 10 cada. Em Gravataí, maior cidade em número de habitantes a dar uma nova chance ao atual prefeito, Zaffa (PSDB) ganhou com 51,17% dos votos válidos. Passo Fundo, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Bento Gonçalves reelegeram, respectivamente, Pedro César (PSD), Cristian Wasem (MDB), Volmir Rodrigues (PP) e Diogo Siqueira (PSDB), respectivamente.
Em 25 cidades, a reeleição já estava praticamente garantida antes mesmo do começo da votação. É que nestes locais não havia oponentes em disputa, o que fazia com que apenas um voto fosse suficiente para garantir a vitória.
Em Itaqui e Portão até havia oponentes na disputa, mas os atuais prefeitos foram reeleitos com expressiva votação. Leonardo Betin (PL) saiu das urnas com 91,43% dos votos válidos e Delmar Hoff (PDT) obteve 91,31%, respectivamente.
Confira algumas curiosidades dos prefeitos reeleitos no RS:
Por sexo:
166 homens
18 mulheres
Por raça:
182 branca
2 parda
Por idade
Média de 50 anos
Vilmar Schmitt (PP), de 81 anos, o mais velho. Foi reeleito em Capão do Leão
Mateus Trojan (MDB), de 29 anos, o mais novo. Foi reeleito em Muçum