Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Desvio de recursos do SUS na compra de materiais cirúrgicos é apurado pela Polícia Federal de Passo Fundo

Nesta quinta-feira (08), os agentes da Polícia Federal de Passo Fundo desencadearam a Operação Florence no Hospital São Vicente de Paulo.

 

As investigações iniciaram há seis meses e apuram o enriquecimento ilícito de um Enfermeiro da instituição hospitalar, que nos últimos anos adquiriu patrimônio incompatível com sua renda.

 

Em entrevista para a Rádio Uirapuru, o Delegado Chefe da Polícia Federal, Mauro Vinicíus Soares de Moraes, destacou que a aquisição deste patrimônio em grande parte é decorrente do recebimento de valores a título de comissões, que são pagas por empresas fornecedoras de próteses e outros materiais cirúrgicos. Estima-se que os valores ultrapassam R$ 1 milhão.

 

Durante as diligências, os policiais coletaram provas para descobrir se as comissões estão vinculadas ao fornecimento de materiais para procedimentos cirúrgicos realizados através do SUS, conduta que se configura o crime de corrupção passiva. Mesmo tendo vínculo empregatício com instituição particular, os profissionais de saúde equiparam-se a funcionários públicos ao atuarem em procedimentos custeados pelo SUS.

 

As equipes cumpriram dois mandados de busca e apreensão, um no hospital e outro na residência do Enfermeiro.

 

O Delegado afirmou que até o momento nenhuma prisão foi efetuada, porém não descarta a possibilidade de ocorrer nos próximos passos da operação.

 

A Polícia Federal não autorizou a divulgação da identificação do Enfermeiro.

Radio Uirapuru