Defesa Civil começa a receber decretos de emergência em razão das chuvas no RS; 16 cidades já enviaram documentação
Rogério machado
Defesa Civil começa a receber decretos de emergência em razão das chuvas no RS; 16 cidades já enviaram documentação
Santa Tereza e Nova Roma do Sul já oficializaram decreto; outras 14 prefeituras devem fazer o mesmo
O número de municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul subiu de 62 para 67, no início da noite desta terça-feira, conforme a última atualização da Defesa Civil. Ainda segundo o órgão, duas cidades – Santa Tereza e Nova Roma do Sul – já oficializaram o decreto de situação de emergência, dentre as 16 que já enviaram documentação.
Outras 14 sinalizaram que vão fazer o mesmo: Passo Fundo, Vanini, Sarandi, Lajeado do Bugre, Santa Maria, Nova Bassano, São Jorge, Bento Gonçalves, Nova Araçá, Paraí, São Sebastião do Caí, Ciríaco, Imigrante e Serafina Correia.
Também de acordo com os dados oficiais, 21 pessoas morreram, sendo que 15 óbitos ocorreram em Muçum, dois em Ibiraiaras, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo, um em Estrela e um em Lajeado.
Conforme o apurado pela reportagem, no entanto, o número de óbitos já soma 28.
Segundo o prefeito de Muçum, foram registradas pelo menos 20 mortes no município e, conforme a Rádio Independente, de Lajeado, uma mulher de 60 anos morreu afogada, em Cruzeiro do Sul, e outra, de 77 anos, após ter caído na água e sido levada a um posto de saúde em Imigrante.
Ainda segundo a Rádio Independente, a prefeitura de Muçum divulgou uma lista com pelo menos 220 desaparecidos, conforme o relato de familiares.
Até o momento, a Defesa Civil estima em 52.137 o número de pessoas afetadas em todo o Rio Grande do Sul, sendo 3.084 ficaram desalojados, sendo levados a casas de amigos e parentes, e 1.650 desabrigados, atendidos em locais públicos, como ginásios e salões paroquiais, por exemplo.
As regionais do órgão ainda não atualizaram, em tempo real, quantas dessas pessoas já conseguiram retornar para casa.