Os serviços de coaching
têm sido cada vez mais procurados por pessoas físicas e empresas.
têm sido cada vez mais procurados por pessoas físicas e empresas.
Na SBCoaching , por exemplo, nos últimos dois anos, cresceu 400%
o número de alunos que passaram pela escola.
o número de alunos que passaram pela escola.
Coach, numa tradução
inglesa, é o cocheiro – aquele que leva alguém de um lugar a outro.
inglesa, é o cocheiro – aquele que leva alguém de um lugar a outro.
Com
um método baseado em perguntas, o consultor coach descobre quais são os desejos
profissionais do coachee, pessoa que passa por esse processo – e o ajuda a
concretizar o plano.
um método baseado em perguntas, o consultor coach descobre quais são os desejos
profissionais do coachee, pessoa que passa por esse processo – e o ajuda a
concretizar o plano.
Aperfeiçoamento
Ascender na carreira,
encontrar um novo rumo profissional, aprender a melhorar o relacionamento
interpessoal ou liderar equipes são algumas das necessidades dos coachees.
encontrar um novo rumo profissional, aprender a melhorar o relacionamento
interpessoal ou liderar equipes são algumas das necessidades dos coachees.
O
coaching é planejado em etapas e tem início, meio e fim.
coaching é planejado em etapas e tem início, meio e fim.
Quando o coachee
começa o processo, tem de saber aonde quer chegar.
começa o processo, tem de saber aonde quer chegar.
Tendo claro qual é o
resultado pretendido, o coach ajuda seu cliente a desenvolver habilidades
técnicas ou comportamentais, em curto espaço de tempo.
resultado pretendido, o coach ajuda seu cliente a desenvolver habilidades
técnicas ou comportamentais, em curto espaço de tempo.
Não raro, o coaching é
comparado à terapia psicanalítica, mas o método é bem diferente.
comparado à terapia psicanalítica, mas o método é bem diferente.
De maneira
focada no objetivo do profissional que busca o serviço, o coach o capacita a
fazer coisas que ele julga impossíveis, mostra as possibilidades que tem mas
não consegue enxergar, e o acompanha no processo de mudança.
focada no objetivo do profissional que busca o serviço, o coach o capacita a
fazer coisas que ele julga impossíveis, mostra as possibilidades que tem mas
não consegue enxergar, e o acompanha no processo de mudança.
O coaching
intervém na vida das pessoas mais rápido do que os processos psicoterápicos
convencionais diz Homero Reis, da Homero Reis e Consultores.
intervém na vida das pessoas mais rápido do que os processos psicoterápicos
convencionais diz Homero Reis, da Homero Reis e Consultores.
Traumas e superações
O coaching não lida com
aspectos do passado, traumas ou a causa do problema, como na psicoterapia. Seu
foco é a solução. Se o coachee tem uma frustração, o consultor pergunta qual
foi o aprendizado tirado dessa experiência e como isso pode ser usado para
acertar no presente e no futuro.
aspectos do passado, traumas ou a causa do problema, como na psicoterapia. Seu
foco é a solução. Se o coachee tem uma frustração, o consultor pergunta qual
foi o aprendizado tirado dessa experiência e como isso pode ser usado para
acertar no presente e no futuro.
No coaching, a pessoa
precisa ter um objetivo claro e definido.
precisa ter um objetivo claro e definido.
Quando alguém procura um mentor é
porque não quer mais ficar à mercê dos acontecimentos, à espera de uma promoção
e começa a agir para que tudo aconteça.
porque não quer mais ficar à mercê dos acontecimentos, à espera de uma promoção
e começa a agir para que tudo aconteça.
A pessoa estuda e se desenvolve para
que o chefe ou o mercado o veja como alguém preparado para ocupar determinado
cargo ou função.
que o chefe ou o mercado o veja como alguém preparado para ocupar determinado
cargo ou função.
Objetivos
Com o objetivo
definido, coach e coachee combinam a quantidade de encontros ou o tempo
necessário. As sessões de coaching duram o tempo que a pessoa determinar, e varia
de acordo com o projeto dela. A média de sessões é de dez encontros, uma ou
duas vezes por semana.
definido, coach e coachee combinam a quantidade de encontros ou o tempo
necessário. As sessões de coaching duram o tempo que a pessoa determinar, e varia
de acordo com o projeto dela. A média de sessões é de dez encontros, uma ou
duas vezes por semana.
A cada sessão, o cliente sai com um plano de metas
que deve ser seguido.
que deve ser seguido.
As ações serão analisadas posteriormente para que coach e
coachee percebam o quanto se aproximou do objetivo.
coachee percebam o quanto se aproximou do objetivo.
Como subir na carreira?
Subir na carreira é o
sonho de muitos, mas conseguir realizar pode não ser tão fácil? e nem rápido.
sonho de muitos, mas conseguir realizar pode não ser tão fácil? e nem rápido.
Antes de o objetivo acontecer, muitos fatores devem ser considerados, como a
análise de cenário. Se a empresa oferece espaço para ascensão, se a pessoa está
capacitada para assumir um cargo mais alto, se tem competências necessárias
para ser um líder.
análise de cenário. Se a empresa oferece espaço para ascensão, se a pessoa está
capacitada para assumir um cargo mais alto, se tem competências necessárias
para ser um líder.
É preciso avaliar o
meio ambiente que essa pessoa está para tomar as melhores decisões.
meio ambiente que essa pessoa está para tomar as melhores decisões.
Não adianta
prometer que ele será promovido, se nem existe a vaga disponível para que isso
aconteça.
prometer que ele será promovido, se nem existe a vaga disponível para que isso
aconteça.
Neste caso, mesmo que
não exista a oportunidade ideal, é preciso se preparar para quando esse momento
chegar. E, mesmo que a promoção não aconteça dentro da empresa, o mercado
poderá se interessar por um profissional qualificado.
não exista a oportunidade ideal, é preciso se preparar para quando esse momento
chegar. E, mesmo que a promoção não aconteça dentro da empresa, o mercado
poderá se interessar por um profissional qualificado.
No processo de coaching
há um planejamento que é divido em oito passos:
há um planejamento que é divido em oito passos:
1º Encontro.
O
coach pergunta quais são as diretrizes profissionais do coachee, o que ele quer
alcançar.
coach pergunta quais são as diretrizes profissionais do coachee, o que ele quer
alcançar.
2º Encontro.
Os
dois estabelecem objetivos realistas. Fazem uma análise do cenário em que o
couchee está: qual posição ele ocupa, quanto ele ganha, qual a pretensão
salarial futura e qual a viabilidade disso acontecer.
dois estabelecem objetivos realistas. Fazem uma análise do cenário em que o
couchee está: qual posição ele ocupa, quanto ele ganha, qual a pretensão
salarial futura e qual a viabilidade disso acontecer.
3º Encontro.
O
coach faz um mapa da rede relacionamentos do coachee e como o networking dele
vai ajudá-lo a se colocar na posição almejada.
coach faz um mapa da rede relacionamentos do coachee e como o networking dele
vai ajudá-lo a se colocar na posição almejada.
4º Encontro. O
coach discute as expectativas de valor do coachee. Isso significa saber quais
são os valores que norteiam a vida do coachee e porque ele quer mudar, o que o
movimenta para o novo trabalho ou posição.
coach discute as expectativas de valor do coachee. Isso significa saber quais
são os valores que norteiam a vida do coachee e porque ele quer mudar, o que o
movimenta para o novo trabalho ou posição.
5º Encontro.
Os
dois definem uma ação focada para o objetivo acontecer. O coachee vai fazer
entrevistas, vai mandar currículos, vai sondar a possibilidade de uma promoção
dentro da companhia em que está trabalhando atualmente, etc.
dois definem uma ação focada para o objetivo acontecer. O coachee vai fazer
entrevistas, vai mandar currículos, vai sondar a possibilidade de uma promoção
dentro da companhia em que está trabalhando atualmente, etc.
6º Encontro.
Analisar
a competitividade. O coachee precisa saber se está preparado em relação a
concorrência. Se ele quiser, por exemplo, ganhar R$ 50 mil, deve saber qual é o
perfil do profissional que ganha esse salário e o que precisa ser feito para
alcançar o nível deste profissional.
a competitividade. O coachee precisa saber se está preparado em relação a
concorrência. Se ele quiser, por exemplo, ganhar R$ 50 mil, deve saber qual é o
perfil do profissional que ganha esse salário e o que precisa ser feito para
alcançar o nível deste profissional.
7º Encontro.
Determinar
as ações e trabalhar as competências que não tem. Se quiser ser diretor, ele
deve saber o que precisa fazer para alcançar essa posição.
as ações e trabalhar as competências que não tem. Se quiser ser diretor, ele
deve saber o que precisa fazer para alcançar essa posição.
8º Encontro.
Coach
e coachee analisam o que foi feito nos encontros anteriores e o que falta fazer
para alcançar o objetivo.
e coachee analisam o que foi feito nos encontros anteriores e o que falta fazer
para alcançar o objetivo.
Nesse encontro, o coachee sairá com um planejamento
do que fazer nos próximos seis meses e permanecerá em contato para que o coach
saiba como anda o processo rumo à ascensão na carreira.
Marcia M.De Zorzi Tartaro, Educadora, Administradora, Especialista em Comportamento Humano, Gestão de Pessoas e Coach; Formada em Personal e Professional Coaching , Executive Coaching e Xtreme Positive Coaching.
do que fazer nos próximos seis meses e permanecerá em contato para que o coach
saiba como anda o processo rumo à ascensão na carreira.
Marcia M.De Zorzi Tartaro, Educadora, Administradora, Especialista em Comportamento Humano, Gestão de Pessoas e Coach; Formada em Personal e Professional Coaching , Executive Coaching e Xtreme Positive Coaching.
Minhas sessões de coaching seguem a metodologia PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING®, que é uma marca registrada da Sociedade Brasileira de Coaching®. Por se tratar de uma metodologia criada a partir das melhores abordagens de coaching, ela apresenta resultados concretos em poucas sessões.
Além disso, PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING® é comprovadamente a metodologia mais utilizada pelos profissionais no Brasil, já que a Sociedade Brasileira de Coaching® é o maior centro de formação de coaches da América Latina. Essa metodologia, testada e aprovada internacionalmente, já foi comprovada por empresas de renome mundial, como: Nasa, Pfizer, Disney, Toyota, Ernst & Young, Sony, Nextel, Motorola, Vodafone, Mercedes Benz, The Bank of New York.