Defesa Civil estadual alerta para risco de queda de barreiras, deslizamento, enxurrada e granizo
Na quarta e na quinta-feira, as rajadas de vento podem se intensificar, chegando a 120 km/h na faixa Leste e no Sul gaúcho. Ao fim do evento, serão esperados volumes em torno de 120 a 160 mm, podendo chegar pontualmente aos 250 mm nas regiões Leste, Centro e Faixa Norte.
Atualizações sobre essas previsões serão comunicadas pelas autoridades em redes sociais e no site da Sala de Situação.
Alerta para a região metropolitana
Na tarde desta terça-feira, a Defesa Civil nacional e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) realizaram uma coletiva de imprensa em que alertaram para a formação de um ciclone na região Sul a partir desta quarta.
De acordo com Márcia Seabra, meteorologista e coordenadora geral da Defesa Civil nacional, os ventos ganharão força durante a manhã, intensificando-se à tarde e à noite.
“Estamos dando uma atenção especial à região metropolitana de Porto Alegre, porque é uma região em que, além das chuvas, esses ventos também podem ser um pouco mais fortes”, afirmou.
De acordo com a meteorologista, após o ciclone, uma massa de ar frio vai atuar sobre a região Sul na sexta-feira. “Há previsão de geada em vários pontos da região Sul, e as temperaturas vão ficar perto de zero nas serras gaúcha e catarinense.”