Em Porto Alegre, mobilização no Centro Histórico contou com shows e outras atrações culturais
O fim das políticas de privatização e a reivindicação de ajuste no piso Regional, de 15,42%, foram pautas de ato realizado neste feriado do Dia do Trabalhador. Em Porto Alegre, a Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT-RS) e outras centrais sindicais se mobilizaram na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, no Centro Histórico.
A secretária escolar Claudia Mendes se inteirou do evento após receber um panfleto no Brique da Redenção e foi com a irmã e a filha participar. Atentas, as 3 acompanhavam um espetáculo realizado no local em memória de mortos e desaparecidos na ditadura militar.
A estudante de Enfermagem Isadora Ramos Sousa é moradora da região central da Capital e estava passando de bicicleta, quando decidiu parar e participar do ato.
O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, celebrou a presença do público “muito participativo, muito animado”, que, segundo ele, é um reflexo do atual processo político nacional. De acordo com Cenci, a empolgação com as atrações culturais também foi demonstrada nos momentos de reivindicação.
Diversos municípios pelo Estado também contaram com atos. Na região Central teve mobilização em Santa Maria, no Norte, houve ato em Passo Fundo, e no Noroeste, a celebração do Dia do Trabalhador das centrais sindicais foi em Três Passos. Tramandaí, no litoral Norte, Caxias do Sul, na Serra, e Pelotas e Rio Grande, na região Sul, também contaram com programação organizada por lideranças sindicais.