Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Caminho do Grupo Escolar – Humberto Paris

MEMÓRIAS DE SARANDI 8

Época: Década de 1950

Humberto Tesser Paris

CAMINHO DO GRUPO ESCOLAR

Eu estudava no Grupo Escolar João Carlos Machado. No caminho eu encontrava meu amigo e colega Joice Scariot e seguíamos juntos. Atravessávamos a quadra da prefeitura em diagonal, para cortar caminho. Na volta, apostávamos corrida até a casa dele. O Joice tinha um passo curto e rápido que era difícil vencê-lo.

Na prefeitura, as árvores ornamentais cresceram muito, por falta de cuidados e de podas. Mas eu e meus amigos gostávamos de ir brincar ali. Uma vez eu fui pular do muro da rua Paulo Dal´Oglio para alcançar um galho, porém o galho baixou e me puxou em direção do muro, onde bati a cabeça. Mas foi só dor de cabeça, nada de grave.

Na esquina da prefeitura que fica mais próxima do Grupo, havia uma pequena construção que sempre esteve abandonada. Uma vez, no caminho da escola, minha irmã Ivanise Paris Staudt escondeu um guada-chuva ali, pois a chuva havia parado. Na volta não encontrou mais, pois alguém necessitado o havia levado.

A PREFEITURA

No meu tempo a prefeitura era sub-utilizada, pois haviam muitos espaços ociosos e dava para entrar e sair, brincar lá dentro, sem que ninguém importunasse. Tanto é, que a delegacia de polícia foi instalada em uma dessas áreas ociosas.

A prefeitura foi projetada e construída pelo italiano Pietro Cescon, conforme foto da perspectiva por ele desenhada. O projeto inclusive previa urbanização da praça, com arborização. Eu restaurei a foto da perspectiva e percebi que havia uma fonte a qual nunca foi instalada.

O descuido com a parte de ajardinamento acabou com a descaracterização do projeto inicial. Depois optaram por um ajardinamento mais simplista.

Por quê será que a fonte não foi instalada?

Uma fonte que se preze teria que vir da Itália.

Talvez por isso nunca a instalaram.

Quem sabe a prefeitura pode tornar realidade a fonte e voltar com o ajardinamento original.

Com certeza seria muito mais apreciada do ponto de vista turístico.