A Brigada Militar, por meio das equipes do 3º BPChoque e da Força Tática do 38º BPM, prestou apoio à Polícia Civil de Espumoso no cumprimento de um mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (27), no município de Tapera.
A ação ocorreu por volta das 5h30, em duas residências localizadas na Estrada São João, em um beco da Vila Paz. Durante as diligências, foram apreendidas armas de fogo, munições e cartuchos de diversos calibres.
Entre o material apreendido estão uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 32, uma espingarda de pressão, além de cartuchos e munições intactas e deflagradas dos calibres 12, 28, 32 e .38.
Os mandados são fruto de um trabalho de investigação da Polícia Civil de Espumoso, pelo crime de tráfico de drogas.
Todo o material foi recolhido no local, e as demais providências, bem como o registro da ocorrência, ficaram a cargo da Polícia Civil, que dará sequência às investigações.
Na noite desta terça-feira (27), a Brigada Militar, por meio do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM), prendeu dois indivíduos por tráfico de entorpecentes na Rua Pedro Luiz Fassioni, em Espumoso.
A ação foi desencadeada após informações repassadas por um policial de folga, que visualizou dois suspeitos em uma motocicleta em atitude suspeita. Durante as diligências, um dos indivíduos tentou se desfazer de um invólucro contendo drogas.
Na abordagem, os policiais localizaram entorpecentes fracionados e prontos para a comercialização, além de dinheiro e diversos objetos utilizados no tráfico.
Foram apreendidos 54 pedras de crack, 12 porções de cocaína, 12 porções de maconha, R$ 1.960,00 em dinheiro, três aparelhos celulares, uma balança de precisão, uma capa de colete balístico, um esmurrugador, uma máquina de cartão e um óculos.
Os presos foram encaminhados ao Hospital São Camilo para a realização de exames de lesões e, posteriormente, apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Soledade, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
A Brigada Militar, através do 38° BPM, apreendeu uma grande carga de cigarros contrabandeados no interior do município de Barros Cassal. A apreensão se deu após acompanhamento a um veículo que desobedeceu ordem de parada e fugiu pela RS-153.
Durante patrulhamento ostensivo, os policiais avistaram uma caminhonete Ford Ranger, de cor vermelha, transitando em direção à rodovia RS-153, transportando uma carga aparentemente pesada e coberta por lona preta. Ao ser dada ordem de parada para fins de fiscalização, o condutor desobedeceu e empreendeu fuga em alta velocidade, seguindo no sentido do município de Gramado Xavier.
Diante da situação, foi solicitado apoio à guarnição da Brigada Militar de Barros Cassal, que passou a realizar o acompanhamento com uso de sinais sonoros e luminosos. Em determinado momento, o condutor acessou uma estrada vicinal de terra batida e, ao sair do campo de visão das equipes, abandonou o veículo e fugiu para local desconhecido. Apesar das buscas, o(s) ocupante(s) não foi(ram) localizado(s), não sendo possível a identificação.
Durante a averiguação no interior do veículo, os policiais constataram que a carga era composta por grande quantidade de cigarros de origem paraguaia, caracterizando contrabando. A caminhonete e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Barros Cassal para o registro da ocorrência.
Após análise da autoridade policial, o delegado Felipe Cavalcanti entendeu tratar-se de ocorrência de competência da Receita Federal. Posteriormente, o veículo Ford Ranger, placas IXD5D94, juntamente com a carga de cigarros, foi entregue à Receita Federal em Passo Fundo.
A carga apreendida totalizou 24.767 maços de cigarros, sendo 8.908 maços da marca Gift e 15.859 maços da marca Hudson, ficando a mercadoria sob responsabilidade da Receita Federal a partir do recebimento.
Na noite desta terça-feira (27), a Brigada Militar, por meio do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM), prendeu um homem por posse irregular de arma de fogo na Vila Rica, em Carazinho.
A prisão ocorreu durante uma barreira policial realizada pela equipe da Força Tática do 38º BPM. No local, os policiais abordaram um veículo Renault Clio, de cor preta, cujo condutor, um homem de 38 anos, hesitou em acatar a ordem de parada no ponto indicado.
Durante a abordagem, os policiais perceberam que o motorista demonstrava nervosismo e tentou esconder um objeto embaixo do banco dianteiro. Diante da fundada suspeita, foi realizada busca veicular, sendo localizado um revólver calibre .32, marca Taurus, desmuniciado, sob o banco do condutor.
Diante do flagrante, foi dada voz de prisão ao homem, com a leitura de seus direitos. O preso foi conduzido ao Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) para exame de lesões e, posteriormente, apresentado na Delegacia de Polícia.
Conforme orientação da autoridade policial, foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante, com fiança arbitrada no valor de R$ 2.000,00, a qual foi paga.