Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) disse que não há registro sobre objetos desse tipo em território nacional
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) do Brasil informou nesta segunda-feira ao portal R7 que desconhece o sobrevoo de qualquer balão chinês nos céus do país.
Segundo o departamento, não houve “nenhum reporte” sobre objeto estranho sobre o território brasileiro nem identificação de balões como o abatido pelos Estados Unidos na última semana.
O governo americano informou que o objeto, de origem chinesa, vinha sendo utilizado com supostos fins de espionagem. Pequim rebateu ao dizer que aquele balão era de uso meteorológico e acabou se desviando do curso programado em razão do vento.
A Colômbia, país vizinho ao Brasil, informou que também identificou um balão similar ao que os Estados Unidos derrubaram. Mais uma vez, a China assumiu a origem do objeto e descartou qualquer possibilidade militar sobre o artefato.
De acordo com Washington, os balões chineses operaram nos cinco continentes, apesar de não haver registros divulgados por mais nações.