Presidente disse “contar com o apoio” de Trump para atingir o objetivo
O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta segunda-feira, em Washington, que Brasil e Estados Unidos devem libertar a Venezuela, no momento em que aumenta a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro. “Devemos resolver o problema da nossa Venezuela. A Venezuela não pode continuar assim. Devem ser libertados. Obviamente acreditamos e contamos com o apoio dos Estados Unidos para atingir este objetivo”, disse o governante brasileiro em discurso na Câmara de Comércio.
Um dos eixos da agenda com Trump é a crise na Venezuela. A oposição ferrenha ao que ambos consideram uma “ditadura” no país caribenho é um dos temas que mais os une. Os Estados Unidos estão à frente dos mais de 50 países – entre eles o Brasil – que reconhecem o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino.
Sanções econômicas e um embargo do petróleo da Venezuela foram aplicados. Os analistas esperam que ambos também discutam medidas para aumentar o comércio bilateral – sem rebaixar limites que no caso do Brasil impõe o Mercosul – e o ingresso do gigante sul-americano na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE).
Correio do Povo