Trindade passou a estar na lista de assaltantes de banco do Rio Grande do Sul, a partir do ano 2018, segundo a polícia Civil, ele participou de um roubo a banco no município de Entre Rios do Sul. Porém acabou sendo preso em Cruz Alta, no mesmo ano, por porte de arma de uso restrito e associação criminosa.
Ezequiel, possui condenações judiciais pelas Comarcas de Erechim (2), Três Passos (3), Marcelino Ramos (1) e Getúlio Vargas (1). Os crimes são de porte de arma e assaltos violentos, tráfico de drogas e tortura. Da pena total de 32 anos de reclusão, devia ainda 18. Estava no regime semiaberto do Presídio de Cruz Alta desde outubro de 2018, quando foi transferido de Lagoa Vermelha.
O delegado Heleno dos Santos, que investiga o ataque ao Banco do Brasil de Porto Xavier, afirmou em coletiva de imprensa no dia 06/04/19 que Ezequiel foi o articulador e o chefe da quadrilha que atacou a agência do Banco do Brasil em Porto Xavier e que Ezequiel foi o autor do tiro que vitimou o soldado Fabiano Heck Lunkes, 34 anos. O policial disse que isso foi confirmado pelas perícias.
Em fotos recém divulgadas pela Policia, Ezequiel, aparece na imagem ostentando armas e dinheiro, que provavelmente é provindo de assaltos. Por se tratar de um bandido muito perigoso, a Policia pede a ajuda da população, se alguém tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Ezequiel, pode denunciar pelo fone: 0800 – 510 -2828.
*Portal In Foco RS/Elinton Machado/RS Agora