Órgão federal diz que prejudicados podem requerer exclusão
Uma psicóloga aposentada porto-alegrense, de 78 anos, que não quis se identificar, mas que teve descontados R$ 37,95 no contracheque para a ANDDAP, disse que irá recorrer à via judicial. “Minha revolta não é apenas pelo valor que me tiraram, mas pelo fato de o INSS sequer checar se autorizei o desconto para uma entidade que sequer sabia da existência”, relatou.
O que diz o INSS
Procurado, o INSS disse que o desconto deve ter autorização prévia do aposentado ou pensionista, e ainda que precisa ser formalizado por um termo de adesão, por meio de assinatura eletrônica avançada e biometria (para novos contratos), apresentação do documento de identificação oficial, válido e com foto, e número do CPF.
Correio do Povo
Também é possível registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS. No Portal do Consumidor, também é possível registrar reclamações ou denúncias. O INSS afirma que, caso o titular não tenha autorizado o débito, a entidade pode ser responsabilizada nos âmbitos administrativo, cível e penal, e que, em auditoria própria, o número de reclamações alcançou um milhão entre janeiro de 2023 e maio de 2024.
Os descontos para o pagamentos de mensalidades associativas são autorizados, desde que feitos com entidades com Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS. Atualmente, há 29 na lista do órgão, sendo que a AAPB está presente, mas não a ANDDAP. No ano passado, um projeto de lei do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) estabelece a chancela para o INSS possa descontar mensalidades dos beneficiários, desde que verifique periodicamente estas autorizações.
Segundo ele, o objetivo é dificultar fraudes. “Em muitos casos, os associados têm que se valer de ações judiciais para comprovarem que seus benefícios foram injustamente descontados, em razão da falta de autorização”, disse Galdino. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Contatadas pelos e-mails disponíveis em seus sites, a AAPB e a ANDDAP não responderam aos questionamentos até o fechamento desta reportagem.