Deliberações do pacote de austeridade de Sartori determinaram fim de três fundações na sessão
Deliberações do pacote de austeridade de Sartori determinaram fim de três fundações na sessão | Foto: Juarez Junior / AL / Divulgação CP
A Assembleia Legislativa encerrou sessão após aprovar, já na madrugada desta quinta-feira, o PL 301-2016. O projeto do pacote de austeridade do governo Sartori extingue a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). A proposta teve 28 votos favoráveis e 25 contrários. Mais cedo, foram aprovados os projetos que extinguem SPH e Corag; e que determinam a publicação do Diário Oficial apenas em versão eletrônica.
A matéria prevê que as funções atualmente desenvolvidas pela Fepps passam a ser desenvolvidas pela Secretaria da Saúde e que a efetiva extinção se dará somente 90 dias após a publicação da lei. Durante o encaminhamento da votação, o deputado Ciro Simoni (PDT), ex-secretário da Saúde, usou da tribuna para manifestar seu voto contrário à proposta e destacar as atividades da Fepps e sua importância para do Estado, salientando que neste ano a Fundação já faturou quase R$ 21 milhões para os cofres estaduais. E se colocou à disposição do governo para, juntamente com os servidores instituição, apontar para uma possível reestruturação da Fepps, para que ela seja cada vez mais efetiva.
Após a votação, a sessão foi encerrada por falta de quórum e a presidente Silvana Covatti (PP) convocou os parlamentares para reunião de líderes às 13h, na sala da Presidência. A sessão ordinária desta quinta-feira começa às 14h, no Plenário 20 de Setembro.
Correio do Povo