O ex-diretor da Área Internacional da Petrobrás ganhou as páginas dos jornais mundiais nos últimos meses.
Apesar de ter sido preso pela Polícia Federal, por ser acusado como um dos principais articuladores do esquema de propina na Petrobrás, outro fator sobre ele chama a atenção e gera curiosidade entre as pessoas: seus olhos.
Nunca foi falado oficialmente sobre seu estado de saúde oftalmológico, mas alguns médicos especulam que um dos problemas seja a chamada ptose.
A ptose é uma doença que faz a pálpebra superior cair sobre o olho, gerando não só um problema estético aparente, mas também supostos problemas na visão se a queda da pálpebra for muito acentuada.
Mas, Nestor Cerveró parece ter um caso ainda mais avançado, o que faz os especialistas acreditar que também possua uma combinação com outra doença, chamada exoftalmia – uma condição que faz o olho parecer saltado para fora da órbita. Boa parte disso é provocado por um acúmulo de gordura na região, o que favorece a expulsão do globo ocular.
Um dos exemplos mais clássicos de exoftalmia é a do ator e humorista Fernando Caruso, que ficou famoso, entre outras coisas, pela capacidade em “arregalar” os olhos, tornando-os bastante saltados.
Na Internet, as teorias “pipocam” e milhares de explicações já surgiram, inclusive internautas que afirmam ser um tipo de “castigo” por seu comportamento desonesto.
Fonte Jornal da Ciencia