Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

Tailândia – Dobradinha de REA ,Wilairot tem dia de heroi

A prova da Tailândia foi um êxito em todos os níveis na estreia do circuito de Buriman, pelo comparecimento de um grande público e com a vitória espetacular do piloto local Willairot na categoria Supersport. Jonathan Rea conquistou a vitória nas duas corridas da categoria Superbike e abriu dez pontos de vantagem no topo da tabela de classificação geral.
Corrida 1

Foi incontestável a superioridade de Rea na primeira corrida do dia, que ele controlou durante todo o tempo. Atrás dele, o irlandês Haslam foi sua sombra e promete seguir implacável nessa perseguição. Ele sempre foi segundo e faltando seis voltas para o final esboçou um ataque com sua Aprilia, mas não conseguiu aproximação suficiente para tentar a ultrapassagem. Rea venceu com seis segundos de vantagem sobre Leon.
Depois da largada Rea, Sykes, Haslam, Lowes, Davies, Bayliss, Torres, Guintoli e VD Mark se colocaram nessa ordem e depois das três primeiras voltas Rea já tinha um segundo e meio de vantagem sobre Haslam enquanto Sykes aguentava os ataques de Lowes, Davies, Guintoli, Bayliss…
No meio da corrida Rea tinha um segundo e sete décimos de vantagem sobre Haslam, que estava a quatro segundos à frente de um pelotão formado por Lowes, Sykes, Torres, Guintoli, Baiocco e Salom, quando Lowes caiu. Rea seguia controlando a situação mantendo a distância entre ele e Haslam e depois deles Sykes e Torres disputavam a terceira colocação.
Rea conquistou a vitória sem contestação, Haslam foi o segundo e Sykes subiu ao terceiro degrau do pódio à frente de Torres enquanto Guintoli foi o quinto a doze segundos do piloto espanhol. Lowes, Baiocco, Bayliss, Salom e o argentino Mercado completaram os dez primeiros.
Corrida 2
A segunda corrida do dia viu mais uma vitória de ponta a ponta de Jonathan Rea, que marcou a 18ª vitória da sua carreira e ampliou a vantagem no campeonato para 10 pontos. A terceira dobradinha de sua carreira coroou um fim de semana perfeito para o Ulsterman, que também ganhou a Pole Position e cravou as voltas mais rápidas das duas corridas.
Alex Lowes fez uma largada foguete ameaçando Rea durante a primeira metade da corrida antes de ser ultrapassado por Haslam, que mais uma vez ficou em segundo. Foi uma prova que marcou o quarto encontro consecutivo com um pódio totalmente britânico. Nunca na história do WorldSBK o pódio foi composto por pilotos da mesma nacionalidade em quatro corridas sucessivas. Tom Sykes teve uma corrida bastante tranquila para chegar em quinto logo atrás de Jordi Torres, que mais uma vez levou pra casa um resultado sólido em sua estreia no WorldSBK.
A próxima etapa do Campeonato Mundial de Superbike 2015 será realizada na Europa, em Aragão, na Espanha, no final de semana dos dias 10, 11 e 12 de abril.
Abaixo, o Top 10 da classificação geral do Campeonato Mundial de Superbike 2015:
  1. Jontahan Rea – Kawasaki – 95 pontos
  2. Leon Haslam – Aprilia – 85 pontos
  3. Tom Sykes – Kawasaki – 50 pontos
  4. Sylvain Guintoli – Honda – 41 pontos
  5. Jordi Torres – Aprilia – 39 pontos
  6. Chaz Davies – Ducati – 38 pontos
  7. Alex Lowes – Suzuki – 32 pontos
  8. Matteo Baiocco – Ducati – 30 pontos
  9. Nico Terol – Ducati – 26 pontos
  10. Leandro Mercado – Ducati – 21 pontos
WILAIROT ENCANTA SUA TORCIDA COM A VITÓRIA NO MAIDEN WSS
Ratthapark Wilairot (CORE Motorsport Tailândia Honda) venceu a segunda corrida do ano pelo Campeonato do Mundo de Supersport. O tailandês de 26 anos de idade cruzou a linha de chegada à frente de Kenan Sofuoglu (Kawasaki Puccetti Racing) e PJ Jacobsen (Kawasaki Intermoto Ponyexpress), que ficaram em segundo e terceiro lugar no photo finish, no final de uma apaixonante corrida de 17 voltas que tinha as arquibancadas agitadas a cada volta completada.

O francês Lucas Mahias (Kawasaki Intermoto Ponyexpres) marcou seus primeiros pontos da temporada, terminando um solitário quarto lugar à frente de um eufórico Ratthapong Wilairot (AP Honda Racing Tailândia), que como seu irmão mais velho teve a multidão a seus pés pela disputa feroz que manteve com o italiano Roberto Rolfo (Lorini Honda).
Wilairot agora segue para a Europa com uma vantagem de seis pontos sobre Sofuoglu na classificação geral.